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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alexandre Vicenzi
Título: BUSTRACKER: SISTEMA DE RASTREAMENTO PARA TRANSPORTE COLETIVO
 
Introdução:
Nos últimos anos, o transporte urbano se tornou um tema recorrente nas cidades de médio e grande porte (MEIRELLES, 2010, p. 1), pelo fato do transporte coletivo se apresentar constantemente lotado e não atender os anseios da população (SANCHES, 2008, p. 7). O aumento acelerado da taxa de urbanização, aliado ao grande número de veículos nas vias urbanas, também contribuem para os problemas de deslocamento da população e de cargas (PILON, 2009, p. 17). Segundo Meirelles (2010, p. 2), esses problemas afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Com o grande crescimento da frota de veículos, não é possível solucionar esse problema com a simples expansão do sistema viário. Mesmo que com recursos para isto, os impactos ambientais e energéticos tornariam esse meio inviável (MEIRELLES, 2010, p 7). Para controlar tais problemas, a aplicação da tecnologia tem se mostrado viável em termos de custo-eficácia. Aliando a tecnologia ao planejamento, gestão e operação, é possível agregar sustentabilidade para o setor de transportes, trazendo redução do tempo em congestionamentos, consumo de energia e poluição ambiental (MEIRELLES, 2010, p 2).
A tecnologia que vem sendo mundialmente utiliza é denominada Intelligent Transportation Systems (ITS). Com ela é possível alcançar a melhoria do nível de serviços prestados, por meio da integração das tecnologias da informação e da comunicação (PILON, 2009, p. 18). Ezell (2010, p. 1, tradução nossa) propõe que “[...] a ITS traz significantes melhorias nos sistemas de transportes, incluindo a diminuição de congestionamentos, o aumento da segurança e a comodidade para quem viaja”. Um dos sistemas mais populares no setor de transporte público é a bilhetagem eletrônica, que permite substituir o uso de dinheiro por um meio mais simples e seguro, reduzindo o número de fraudes e evasão de dinheiro (PEREIRA, 2007).
Em países com um alto nível de desenvolvimento, a ITS é utilizada em seu estágio mais avançado, como auxílio na navegação, aumento da segurança e gerenciamento de informações. Nos países em desenvolvimento, o foco da ITS está na fiscalização, controle de frotas e cobrança automática (PEREIRA, 2007). Apesar da ITS já estar avançada em países da Europa, Ásia e América do Norte, no Brasil esta só começou a ser abordada na última década. Porém, na maioria dos casos o seu uso ocorre de forma isolada e experimental. A disponibilização de informações estáticas já está presente na maioria das cidades brasileiras, a principal é o acesso de itinerários e rotas a partir da Internet. Porém, quando se trata de informações em tempo real ainda existe a necessidade de implantação de um sistema para tal fim (ANTP, 2012).
Tendo em vista tal cenário, desenvolveu-se um sistema de monitoramento em tempo real que permita aos usuários de transporte urbano, bem como às empresas prestadoras do serviço, verificar qual a localização do ônibus, velocidade e tempo até a próxima parada, além de possuir um painel que permite aos usuários consultarem e serem alertados quando o seu ônibus está próximo ou chegou ao terminal.