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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Alexandre Vicenzi
Título: BUSTRACKER: SISTEMA DE RASTREAMENTO PARA TRANSPORTE COLETIVO
 
Conclusão:
No início do trabalho objetivou-se alertar os usuários do transporte público quanto tempo o ônibus levaria para chegar ao terminal e alertar quando este chegasse. Além destes objetivos, durante o desenvolvimento do trabalho percebeu-se que outras informações também poderiam ser de grande utilidade para o usuário, como por exemplo, a adição de um mapa na aplicação para permitir o usuário visualizar de forma simplificada em que rua o ônibus se encontra. Outra informação adicionada foi o estado do ônibus, a partir do qual é possível informar se o veículo está em movimento, sem conexão com a Internet ou parado por causa de algum problema técnico ou por estar na garagem. Essa informação ajuda o usuário a escolher uma rota alternativa caso o seu ônibus esteja com algum tipo de problema. Apesar dos problemas encontrados durante o desenvolvimento e das limitações do projeto, os objetivos foram alcançados.
A possibilidade de o usuário consultar informações de sua rota em qualquer lugar ou horário é de extrema importância, sendo assim, com a disponibilização da API no sistema desenvolvido, permite-se que este possa ir além da versão Web e atender uma gama maior de usuários com versões para dispositivos móveis.
As ferramentas e métodos de trabalho foram adequados para o desenvolvimento deste trabalho. A vantagem de utilizar um banco dados NoSQL permite que se possa executar cálculos estatísticos com grande facilidade utilizando as ferramentas do próprio MongoDB. O uso de Python, Django, sistema de mensageria MQTT e pub/sub, permite criar um sistema extensível e escalável. O banco de dados escolhido para a aplicação administradora não é recomendado para uso em aplicações de grande porte. O SQLite é simples, e atende os objetivos deste trabalho, porém ao utilizar com uma frota grande é recomendado configurar a aplicação para utilizar outro banco de dados relacional.
O ESP8266 e o NodeMCU apesar dos problemas apresentados são ferramentas com um grande potencial. Conforme novas versões são disponibilizadas, esse conjunto se torna mais estável, o que torna esse conjunto uma boa escolha para o desenvolvimento de aplicações relacionadas a internet das coisas. O ESP8266 já conta com um sucessor, que é o ESP32. Essa nova versão ainda está em fase de desenvolvimento, porém já é esperada uma melhoria em relação ao seu antecessor (SOUZA, 2015)
Conforme apresentado nos trabalhos correlatos, existem aplicações similares já em operação em algumas cidades do Brasil e do mundo. Infelizmente, todos os sistemas apresentados são proprietários. O SITBus é operado pela BHTrans apenas em Belo Horizonte, já o Olho Vivo é operado pela SPTrans em São Paulo. O Moovit é o aplicativo que possui grande poder de crescimento pelo seu âmbito de aplicação social, porém sempre estará vinculado a adoção de uso pelos usuários do transporte público e não pela prestadora do serviço.
O trabalho desenvolvido é uma implementação que trabalha de forma similar ao SITBus e ao Olho Vivo, onde as informações são obtidas através de um hardware específico. A sua grande vantagem em relação aos demais, é a possibilidade de adoção por qualquer empresa prestadora de serviço público em qualquer cidade do Brasil ou do mundo. Ainda que não implementada uma forma de se operar o sistema por meio de coleta de dados dos Smartphone dos usuários, essa é uma possibilidade que deve ser analisada e que pode vir a ser desenvolvida caso este projeto seja estendido ou aderido por alguma empresa. Apesar de ser abordado apenas o uso em ônibus, a aplicação desenvolvida pode vir a ser adotada em outros meios de transporte.