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Introdução
 
 
Acadêmico(a): ALOIZIO CARLOS EBLE JÚNIOR
Título: SISTEMA PARA A ADMINISTRAÇÃO DE COTAÇÕES, PROPOSTAS E APÓLICES DE SEGUROS
 
Introdução:
Segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o mercado de seguro é um dos setores da economia que vem apresentando crescimento constante nos últimos três anos, 2011, 2012 e 2013, tanto no ramo vida como nos ramos elementares. Em 2013 de acordo com dados do setor, a arrecadação de prêmios de seguros cresceu 18,5% sobre o ano de 2012, uma expansão mais elevada do que a verificada em 2012 contra o ano anterior de 2011 onde o crescimento foi de 13,1%. O ano de 2013 foi marcado por um forte crescimento do mercado segurador. Dados do setor informam que o período foi encarado com faturamento 14% maior do que o registrado no ano anterior. Diretamente ligado a este setor, os corretores de seguros também tem experimentado um desenvolvimento continuo em sua produção (SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS, 2014).
Nesta ano de 2015, observando-se informalmente o mercado securitário, para a corretora conseguir conquistar novos clientes e incrementar a sua produção se faz necessário a obtenção de rotinas eficientes e sistemas eficazes, visando melhorar procedimentos já existentes, implementando novas rotinas para que todo o processo de captação de um novo segurado não fuja do controle da empresa. Com base neste nicho de mercado, observou–se a necessidade de desenvolver sistemas para atender este mercado em constante crescimento. Face à necessidade de informações, a Oriento Seguros Ltda., localizada em Blumenau, Santa Catarina, possui na sua matriz e em suas filiais, um sistema de gerenciamento de apólices com ênfase em controlar os seguros ativos na corretora, com objetivo de atender em sua totalidade as necessidades do cliente.
A forma atual de controle de produção que cada vendedor da corretora é feita através de uma listagem de seguros vincendos, que cada vendedor recebe no início de cada mês para que o seu trabalho seja efetuado. O controle das vendas novas e renovações das apólices vincendas são feitos através do relatório de comissão do mês. Este relatório é gerado por um sistema interno da corretora onde o vendedor verifica a quantidade dos seguros renovados e a quantidade dos seguros novos fechado naquele mês correspondente.
Este controle é realizado através de relatórios emitidos uma vez por mês, o que faz com que não estejam atualizados, afetando bruscamente no atendimento da corretora, caso o mesmo não seja acompanhado diariamente pelo vendedor. Os orçamentos de seguros novos, acompanhamento de propostas de seguro emitidas, propostas de seguro com pendência e consulta de apólices são serviços solicitados diariamente por um vendedor através do telefone ou por email. Estes serviços são atendidos pelo técnico securitário que fica alocado no escritório da corretora, tornando o vendedor dependente do técnico em quase todas as ocasiões, gerando insatisfação de alguns vendedores, que por algumas vezes demoram a serem atendidos.
O processo de captação de novos negócios para a corretora, realizado pelo técnico securitário, é demorado em relação ao modo que atualmente esta atividade é realizada. O técnico securitário tem como principais atribuições na Oriento Seguros Ltda., a realização de orçamentos, o controle das vendas diretas para corretora, o controle de pagamentos de apólices e o acompanhamento da emissão de propostas de seguro.
A necessidade de automatizar este processo foi identificada após estudos junto á Oriento Seguros Ltda. e seus sócios. Verificou-se a necessidade de criar um sistema para a administração interna dos corretores de seguros. Desta forma o próprio vendedor poderá acompanhar sua produção e administrar de forma mais dinâmica e automatizada a sua carteira de clientes, tirando qualquer tipo de dúvida com relação à produção realizada por ele, dentro de um determinado período.
Desta maneira foi proposta a criação de um sistema que colabore para a administração de corretores de seguros, de modo que o vendedor possa automatizar os processos de solicitação de orçamento, das vendas, o acompanhamento de proposta e o controle de apólices. Sendo assim a sua produção se tornará mais eficiente diminuindo o risco de erros e aumentando a sua produção. Com a criação de um sistema, o processo de controle de produção de seguro de cada vendedor se tornará mais ágil e fácil de acompanhar. A possibilidade de disponibilizar consultas vai aumentar a rapidez no atendimento, fazendo com que o processo de venda seja mais eficaz e o próprio envio e controle das vendas mais eficiente.