Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): HENRIQUE CORRÊA DA CUNHA
Título: SISTEMA WEB DE PLANEJAMENTO INTEGRADO DA CADEIA PRODUTIVA DA MAÇÃ
 
Introdução:
O Brasil é um país conhecido internacionalmente pela variedade e qualidade das frutas que produz. Domenichelli (2012) sugere que muitas frutas que hoje são produzidas no nosso país e tornaram-se populares entre os consumidores brasileiros, foram trazidas para cá de outras regiões. Domenichelli (2012) argumenta que a maçã é um exemplo de fruta que foi introduzida no Brasil e que hoje está entre as 20 mais populares no país. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) relata que em 2012 o brasileiro consumiu em média 5,8kg de maçãs. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), a maçã tem origem na Ásia, porém se adapta bem e pode ser cultivada em outras regiões com clima frio. A ABPM relata que as primeiras mudas de macieiras foram trazidas da Europa para a região sul do Brasil em 1963 e a produção de maçã em grande escala começou em 1976. As variedades que mais se adaptaram as condições climáticas do Brasil foram a Gala e a Fuji que representam juntas mais de 90% do total da área plantada no país (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE MAÇÃ, 2013).
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2013), o Brasil produziu em 2012 mais de 1,3 milhão de toneladas de maçãs, porém, conforme será apresentado neste trabalho, uma parcela significativa da produção é perdida ao longo das diversas etapas da sua cadeia produtiva. Sendo um produto agrícola, a produção da maçã está sujeita a fatores climáticos e biológicos que interferem na quantidade de produto que será disponibilizado para o mercado consumidor. Outro desafio que precisa ser administrado de maneira adequada pelas empresas que atuam neste setor é a qualidade do produto. Ojima e Rocha (2005 apud GONÇALVES, 2009) sugerem que de maneira geral as frutas atingem a qualidade máxima no momento da colheita, porém estas características podem ser preservadas por um tempo determinado implicando em custos adicionais para a manutenção destes produtos.
Neste contexto, observa-se a importância do compartilhamento de informações para promover o alinhamento das expectativas entre as etapas do processo produtivo da maçã permitindo assim que as empresas deste setor utilizem os seus recursos de maneira racional e evitem desperdícios. Para promover o compartilhamento de informações de maneira ágil e segura entre as diversas atividades envolvidas na cadeia produtiva da maçã, o presente estudo apresenta o desenvolvimento de um sistema web que permite realizar o planejamento integrado da cadeia produtiva da maçã.
O sistema desenvolvido para o presente estudo além de promover mais segurança e agilidade no compartilhamento de informações, a criação de uma importante base de conhecimento, uma vez que ao elaborar uma nova versão do plano, o gestor responsável por cada uma das atividades (produção, armazenagem e comercial de vendas) deverá registrar os fatores que causaram as mudanças nos volumes previstos na versão anterior do plano. Estas informações por sua vez servirão de subsídio para justificar investimentos em medidas que aumentem o controle da empresa ou diminuam o impacto dos fatores que interferem na produtividade da empresa