Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Willian Cadorin
Título: Ferramenta para auxílio na avaliação de carros usados usando RBC
 
Introdução:
Existem várias formas de analisar o quanto vale um determinado veículo, uma delas é a análise visual, onde o comprador analisa minuciosamente o veículo e principalmente por meio da experiência com casos anteriores, define um valor para efetuar a compra. Outra forma de determinar o valor de um veículo é através de preços tabelados, onde o comprador define o valor do mesmo através do preço de tabela.
Atualmente, existem alguns sistemas que facilitam o trabalho dos avaliadores de veículos. Um desses sistemas é a Tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que expressa o preço médio de veículos dentro do mercado nacional (FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS, 2014). Nesse caso, o preço dos veículos varia de acordo com a região e modelo, ignorando várias características como o estado de conservação, desgastes, defeitos ou presença de acessórios.
Através de um levantamento informal, notou-se a carência de uma ferramenta que auxilie o avaliador, sugerindo-lhe um preço com base na sua forma de avaliar e que leve em consideração as várias características que o veículo possui, pois cada pessoa pode fazer preços diferentes e é importante levar em consideração, até mesmo pequenos detalhes do veículo. Também, baseando-se no fato de que o avaliador de veículos costuma deter-se sempre a detalhes semelhantes na hora de avaliar algo, seria interessante a criação de um sistema que imitasse esse comportamento e que, dessa forma, pudesse ajudar os revendedores na hora da avaliação veicular.
Os sistemas que imitam o comportamento de um especialista humano de uma área específica são os Sistemas Especialistas (SE), que são um tipo de Sistema Baseado em Conhecimento (SBC). Esses, os SBC, são sistemas que utilizam conhecimento representado de maneira explícita para resolver problemas (BARANAUSKAS, 2005).
Há vários tipos de sistemas especialistas. Uma tecnologia bastante disseminada nos últimos anos para a criação de SE é o Raciocínio Baseado em Casos (RBC). Trata-se de uma abordagem para a solução de problemas com base em experiências passadas. Dito de outra forma, o RBC é uma forma de resolver novos problemas por meio da utilização de casos anteriores já conhecidos (WANGENHEIM; WANGENHEIM, 2003, p.1). Isso permite que utilizando o conhecimento adquirido em casos anteriores seja possível identificar novas soluções, que é o objetivo deste trabalho.
Sendo assim, o projeto aqui proposto busca ajudar concessionárias e revendedores de veículos a determinarem o correto valor de compra de veículos usados, utilizando para isso, a tecnologia do RBC. Desta forma, com o uso desta solução deseja-se dimensionar de forma mais precisa e segura o valor de um veículo usado.