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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Diego André Lira
Título: Biblioteca para desenvolvimento de jogos multijogadores de realidade aumentada para Android
 
Introdução:
É previsto que a indústria de aplicativos de Realidade Aumentada irá valorizar-se até o patamar de cerca de U$5.151,74 milhões até 2016, tendo assim uma taxa composta de crescimento de 95,3% ao ano (MARKETSANDMARKETS, 2014). A Realidade Aumentada está sendo introduzida nas mais diversas áreas como jogos, indústria automotiva, medicina, propaganda, defesa, e-learning e navegação (MARKETSANDMARKETS, 2014).
Com cada vez mais empresas investindo em dispositivos que não só permitem, mas possuem foco em Realidade Aumentada, é possível prever um forte aquecimento no mercado de aplicativos que se utilizam desta tecnologia. O projeto Glass da Google, pode ser visto como um dos pontos base dessa previsão. Este projeto demonstra como a tecnologia de Realidade Aumentada possui um apelo não só para a indústria, mas também popular. Antes mesmo de ser lançado, o Google Glass foi citado como uma das melhores invenções de 2012 pela revista Times Magazine (YEUNG, 2012). Utilizando-se da plataforma Android, em acréscimo do Glass Development Kit (GDK), será possível utilizar recursos e frameworks já conhecidos da plataforma Android para criar aplicações que integram a realidade com informações virtuais.
Enquanto dispositivos são planejados para o futuro, aplicativos mais simples que utilizam os conceitos de Realidade Aumentada, já estão disponíveis atualmente. O jogo AR Defender 2 (INT13, 2012), lançado em 2012 para as plataformas mobile iOS e Android, utiliza a Realidade Aumentada de forma a permitir imersão por parte do usuário no jogo. Imersão esta que é fortemente acrescentada pelo fato de possibilitar até quatro jogadores jogarem simultaneamente uma partida cooperativa em uma rede local sem fio. Este recurso possibilita que não só o jogador sinta o jogo como parte da realidade, mas as pessoas que o cercam, e participam do jogo também estão presentes e interagem com esta realidade tornando-a mais crível.
Com o exposto acima, este trabalho tem como objetivo desenvolver