Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Diego André Lira
Título: Biblioteca para desenvolvimento de jogos multijogadores de realidade aumentada para Android
 
Conclusão:
O presente trabalho apresentou o projeto e desenvolvimento de uma biblioteca para desenvolvimento de jogos multijogadores de Realidade Aumentada para Android, que permite a construção de jogos que seguem o conceito de RA aplicando as três propriedades básicas definidas por Azuma (1997) e apresentadas na seção 2.2.
A biblioteca desenvolvida obteve êxito na disponibilização de um conjunto de funções e recursos de forma a facilitar a criação da Realidade Aumentada baseada em marcadores, sendo oferecido suporte a dois tipos de marcadores.
Outro objetivo alcançado foi a disponibilização de um conjunto de funções e recursos de forma a facilitar o gerenciamento do áudio. O objetivo proposto quanto a um conjunto de funções e recursos de forma a facilitar a comunicação local entre os aparelhos através da especificação de rede WiFi também foi alcançado com êxito.
Foi apresentada também, um conjunto de funções e recursos de forma a facilitar a utilização da biblioteca OpenGL ES necessária no desenvolvimento gráfico dos jogos de Realidade Aumentada.
Embora foi possível atingir os objetivos propostos, certos objetivos inicias foram alterados durante a execução. Inicialmente a proposta era de utilizar a bússola, o GPS e o acelerômetro para detectar mudanças na situação do ambiente do dispositivo. Porém, tais sensores não foram utilizados tendo em vista que a abordagem que foi seguida durante a execução do trabalho foi do desenvolvimento da Realidade Aumentada a partir de marcadores visuais.
Em sua concepção inicial, a FurbRA-library também deveria fornecer meios para a comunicação através da especificação bluetooth. Este requisito não foi implementado, pois no decorrer do desenvolvimento da FurbRA-library verificou-se que a possibilidade de comunicação através das especificações NSD e da rede WiFi produzem melhores resultados quanto a mobilidade e desempenho.
Outro ponto inicial proposto, e que foi alterado durante o desenvolvimento deste, foi o gerenciamento de arquivos. Na concepção inicial a biblioteca deveria fornecer mecanismos facilitadores para a manipulação de arquivos. Este requisito acabou não sendo implementado, pois no decorrer do desenvolvimento da FurbRA-library verificou-se que não se tratava de uma necessidade primária.