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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Edison Weise
Título: Protótipo de um Mundo Virtual Distribuído Utilizando Dis-Java-VRML
 
Introdução:
Cada vez mais a computação gráfica tem sido utilizada para a criação de imagens que representam modelos do mundo real. Segundo Gradecki (1994), é nos mundos virtuais que se experimenta novas realidades. Estes respectivos mundos podem ser compostos por vários ambientes virtuais. O termo “ambiente virtual” é utilizado para descrever o ambiente com o qual se interage quando se utiliza um sistema de realidade virtual. De acordo com Pinho (1999) um ambiente virtual pode ser projetado para simular tanto um ambiente imaginário quanto um ambiente real, podendo estar classificado em ambiente virtual imersivo ou ambiente virtual não imersivo. Os ambientes virtuais imersivos são aqueles onde as imagens são exibidas ao usuário utilizando dispositivos especiais de tal forma que o faça acreditar que está imerso neste ambiente. Já nos ambientes virtuais não imersivos as imagens são exibidas diretamente em um monitor de vídeo ou computador (Pinho, 2000). Recentemente os ambientes virtuais têm sido expandidos para permitir a participação de diversos usuários, conectados através de um sistema distribuído, chamados de ambientes virtuais distribuídos (Sementille, 2000). Os sistemas de realidade virtual multi-usuários em ambiente distribuído vêm crescendo e apresentam elevado potencial de aplicação. Esse tipo de sistema permite que os usuários geograficamente dispersos atuem em mundos virtuais compartilhados, usando a rede para melhorar o desempenho coletivo, através da troca de informações (Kirner, 2000). Existe uma preocupação com os ambientes virtuais distribuídos, segundo Sementille (2000), em grande parte justificada pelo enquadramento dos mesmos como sistemas distribuídos de tempo real, e devido a isto, os esforços de pesquisa têm se concentrado, especialmente, na minimização da latência de comunicação. Várias são as soluções atualmente em uso e em pesquisa, podendo-se citar, principalmente, o protocolo Distributed Interactive Simulation (DIS). Segundo Macedonia (1995), o protocolo DIS é um grupo de padrões, definido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e indústrias interessadas, preocupados em determinar uma arquitetura de comunicação comum, definindo “o formato e o conteúdo dos dados comunicados; informações a respeito dos objetos do mundo virtual e sua interação; gerenciamento da simulação; medidas de desempenho; comunicações de rádio; segurança; fidelidade; controle de exercícios, etc”. Outro ponto importante para a construção de um mundo virtual é a linguagem a ser utilizada. Neste trabalho utilizou-se a linguagem de programação Java que de acordo com Flanagan (2000) é uma linguagem avançada, orientada para o objeto, com uma sintaxe semelhante à da linguagem C, que além de permitir a utilização de primitivas gráficas é uma linguagem propícia para a World Wide Web (WEB). Em conjunto com a linguagem de programação Java também foi utilizada a linguagem VRML que é o acrônimo de Virtual Reality Modeling Language. Esta linguagem permite que se apresentem objetos e mundos tridimensionais através da WEB, não somente através de cenas estáticas, mas também permitindo que o visitante de um “Mundo Virtual”, interaja com os objetos deste mundo. Isto é importante, pois segundo Gradecki (1994) a realidade virtual deve permitir ao usuário interagir com os objetos no ambiente. Para isto, foi necessário a utilização do avatar, que é a representação de um usuário no ambiente virtual, podendo ser tipicamente um usuário comum (uma pessoa) ou uma entidade automatizada que representa um processo (entidade limitada que executa ações dentro de um mundo virtual) (Sementille, 2000). Contudo, este trabalho teve como principal ponto estudar a tecnologia DIS-Java-VRML. De acordo com Web3D (2000a), o DIS, Java e VRML podem fornecer todos os recursos pertinentes e necessárias para a implementação de ambientes virtuais. DIS é essencialmente um protocolo direcionado ao comportamento físico - baseado em várias interações. Pode-se dizer que é utilizado para comunicar informações de estado como: posição, orientação, velocidade e aceleração dentre entidades múltiplas participando em um ambiente de rede compartilhado. Java é a linguagem de programação utilizada para implementar o protocolo DIS, desempenha cálculos matemáticos, comunica com a rede e com a cena em VRML. Já a VRML é utilizada para modelar as entidades locais e remotas em mundos virtuais distribuídos. Dessa forma, este trabalho permite que se tenha uma visão geral de algumas características importantes que precisam ser observadas na construção de ambientes virtuais distribuídos e como o estudo da tecnologia DIS-Java-VRML foi utilizado para a implementação do protótipo.