Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Antonio Carlos Fernandes
Título: Protótipo de Visualizador para Modelos de Cor para Medições de Objetos em Espectrofotômetros por Reflectância
 
Introdução:
Segundo Meyer (1998) sob o termo cor entende-se uma impressão sensorial, captada pelo olho e conduzida ao cérebro através de impulsos nervosos. Todos os sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), são subjetivos e apresentam variações relativamente grandes entre os seres humanos, dependendo inclusive de diversos fatores, como por exemplo: o estado de espírito, o cansaço, a idade da pessoa e o estado de saúde dos respectivos órgãos sensoriais. A Colorimetria é a ciência da medição da cor. Através da colorimetria, a impressão sensorial cor deixa de ser subjetiva para ser objetiva, podendo ser expressa quantitativamente, de uma forma numérica, através de medição por reflectância em espectrofotômetro de um determinado objeto. Uma forma objetiva na colorimetria é possível, desde que se trabalhe com valores normalizados quanto às fontes luminosas, geometrias de observação e sensibilidade média do olho humano. Cabe mencionar por Lozano (1978) que como solução a necessidade prática das indústrias terem um sistema de medição de cor, apareceram diversos sistemas, cuja base constituía-se em ser um atlas de cores. Lozano (1978) cita que na realidade os primeiros atlas de cores tinham a finalidade de servir a naturalistas; tem-se como exemplo obras como “Repertório de Cores” editado em 1905 pela Sociedade Francesa de Crisantenistas; e “Color Standard and Color Nomenclature” de B. Ridgway que trabalhava com plumagem de aves e “Wilson Horticultural Color Chart” preparado por R.F. Wilson que estudava flores. Posteriormente Ostwald publica seu atlas de cores “Colour Harmony Manual” , cujas primeiras edições datam de 1917 e 1920. Em 1905 Munsell publica “Book of Color”, que foi o primeiro esforço para se realizar uma Colorimetria empírica, baseada em certas premissas, cujos resultados são projetados até hoje. Um espaço de cor (Jack,1994) é um método formal de se representar as sensações visuais das cores, através do qual, as cores podem ser precisamente especificadas por palavras ou por números. A introdução de uma representação matemática no processo de especificação de cor gera muitos benefícios já que permite a especificação de um espaço de cor através de um sistema de coordenadas cartesianas, geralmente conhecido como modelo de cor. Sob esta ótica, este trabalho visa a implementação de um protótipo para a visualização de amostras (cores) em alguns modelos de representação de cores, como: a) RGB1 - sistema utilizado em eletrônica, computação e monitores; b) CieLab2 - sistema utilizado em indústrias têxtil, cerâmica, tintas e outras; c) CieLCh3 - sistema utilizado em indústrias têxtil, cerâmica, tintas e outras; d) HSV4 - sistema utilizado na área gráfica e computação; e) CMYK5 - sistema utilizado na área gráfica e impressoras. Também, este trabalho objetiva a determinação da diferença entre as cores, avaliando especificamente os termos que compõem cada sistema de cor. O protótipo utiliza a orientação a objetos com UML (Unifield Modeling Language) para especificação e para a implementação a linguagem de programação Java.