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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Antonio Carlos Fernandes
Título: Protótipo de Visualizador para Modelos de Cor para Medições de Objetos em Espectrofotômetros por Reflectância
 
Conclusão:
A seguir serão apresentados as conclusões e extensões. Com o protótipo finalizado, pode-se dizer que os objetivos do trabalho foram alcançados. A princípio, havia um pouco de receio quanto a utilização do Java3D, pois a idéia inicial era da utilização do pacote gráfico Open GL. Então após discussão com o orientador optou-se pela utilização da API Java 3D pela não necessidade de acesso direto aos comandos do pacote gráfico do Open GL. Os seguintes itens podem ser destacados como resultados alcançados na elaboração desse trabalho: que o protótipo resultante apresentou o resultado desejado, num ambiente tridimensional; no protótipo obteve-se resultados numéricos semelhantes há de softwares comerciais de colorimetria existentes no mercado (por exemplo: SpectraMatch, Helios, MatchWizard PRO e outros); a possibilidade de visualização dos dados (amostras), nos diferentes modelos de cores implementados. Durante a elaboração deste trabalho, foram identificados vários pontos cruciais para a construção de um ambiente 3D com a API Java3D, tais como: entendimento da hierarquia dos objetos no ambiente 3D, estudo dos métodos, (parâmetros para construtores, alteração de características como cor, aparência, coordenadas) disponíveis para cada objeto. Um dos pontos mais positivos da API Java3D é a sua documentação. Foi baseado nesta documentação (redigida por Sun Microsystems) que foi possível um entendimento do ambiente 3D, de seu funcionamento e todos os detalhes para compilação dos objetos. Existe também uma ótima documentação de diversas classes e seus respectivos métodos e tutoriais que demonstram passo-a-passo os código de algumas aplicações. A utilização da linguagem Java também ajudou no desenvolvimento do protótipo, visto a crescente utilização da mesma e a grande quantidade de material, tutoriais e páginas com muitas listas de discussões sobre Java. Tendo-se conhecimento dos principais aspectos referentes à API Java3D, foi possível a construção do protótipo, alcançando os objetivos desse trabalho.