Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gustavo Rufino Feltrin
Título: VISEDU-SIMULA 1.0: visualizador de material educacional, módulo de animação comportamental
 
Introdução:
Segundo Magnenat-Thalmann e Thalmann (2004, p. 260, tradução nossa), “a utilização de Animação Comportamental tem gerado muitas pesquisas, em especial na indústria do entretenimento”. O jogo Creature foi o primeiro a adicionar redes neurais aos jogos e deixá-la ensinar as suas criaturas como elas deveriam se comportar. Mais recentemente, o jogo The Sims focou na simulação de seres humanos virtuais em seu dia a dia, com resultados bem sucedidos e divertidos. Embora os comportamentos ainda sejam limitados, estes jogos têm demonstrado que as pessoas são atraídas para jogar com agentes autônomos e o sucesso recente do jogo Black and White prova isso mais uma vez (MAGNENAT-THALMANN; THALMANN, 2004, p. 260-261).
Para o desenvolvimento de Animação Comportamental, necessariamente a mesma precisa ocorrer em algum meio, que é um simulador. O simulador cria o ambiente em que o personagem dotado de uma Animação Comportamental irá existir e no mesmo são dispostos e definidos a forma que o ambiente irá coexistir com esse personagem, tendo todas as regras que o personagem irá perceber a sua volta.
Outro fator a ser observado nos jogos atuais é a adoção da plataforma Web para o desenvolvimento. Em particular usando o Hypertext Markup Language, versão 5 (HTML5), que pode ser considerado o mais recente padrão para HTML. Trata-se de uma cooperação entre o World Wide Web Consortium (W3C) e a Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG). Foi especialmente concebido para proporcionar um conteúdo rico, sem a necessidade de plugins adicionais. A versão atual oferece desde animações para gráficos, músicas para filmes e também pode ser usado para construir aplicações web. Os principais navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, Opera) suportam as novas Application Programming Interface (APIs) e os novos elementos do HTML5 e continuam a adicionar novos recursos do HTML5 a suas últimas versões (W3SCHOOLS, 2014a).
Além do HTML5 é comum associar o uso do JavaScript para desenvolver jogos, principalmente em 2D. O JavaScript é uma linguagem de script de programação leve que pode ser inserido em qualquer página HTML e pode ser executado por todos os tipos de navegadores web (W3SCHOOLS, 2014b).
Diante do exposto, utilizando conceitos de jogos foi criado um simulador 2D estendendo os módulos desenvolvidos por Harbs (2013), um Motor e o Editor de Jogos. Também foi implementado o Módulo de Animação Comportamental que possibilitou gerar Animações Comportamentais nos personagens criados pelo Motor de Jogos.