Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): DANIEL PONICK BOTKE
Título: AUTOMAÇÃO DE RESIDÊNCIAS ATRAVÉS DE APLICAÇÃO INTEGRADA COM ARDUINO
 
Introdução:
Há décadas atrás, pouco se podia pensar ou imaginar no que se tange à automação como esta é vista e aplicada nos dias atuais. Nos anos 70, segundo Schnitz e Carvalho (1988, p. 14, grifo do autor) “O modo central de organização do trabalho, fundado no taylorismo (quaisquer que sejam suas formas e dimensões variantes), atinge os limites de sua eficácia, ou, para colocar claramente, entra em crise”.
Simultaneamente a esta crise produtiva, iniciou-se a crise econômica, o que influenciou e determinou a direção das inovações tecnológicas, mesmo que essas já viessem sendo pensadas e aplicadas nas fábricas. A partir disto tem-se um impulso e, consequentemente, um crescimento da automação, principalmente no cenário manufatureiro (SCHNITZ; CARVALHO, 1988, p. 14).
Em razão disto, segundo Schnitz e Carvalho (1988, p. 21) “...ao longo dos anos 70 assiste-se ao surgimento de uma nova geração de equipamentos no mercado que abre à automação domínios consideravelmente ampliados e múltiplos de aplicação”. Porém, apenas nos anos 90 a tecnologia passou a possibilitar novas formas de promover o desenvolvimento de automações no âmbito social, a um custo acessível (BOLZANI, 2004, p. 1).
Com isso, abriram-se várias oportunidades e um grande mercado para a “indústria da automação” no âmbito social. Segundo Bolzani (2004, p. 1) “... neste panorama, não se pode ser de forma alguma um ludista , contrário à evolução da tecnologia, mas utilizá-la, de forma mais veemente, para solução de problemas cotidianos”.
Nos dias atuais, existe uma lacuna do mercado de automação, sendo esta a de automação residencial, que está pouco preenchida no cenário nacional. Além disto, das companhias existentes neste nicho de mercado, poucas, ou quase nenhuma, oferecem a solução a um preço acessível para grande maioria da população.
O preço elevado destas soluções dá-se, em sua maioria, devido a não existência de um sistema único para gerenciamento, independente de outros fornecedores. A maior parte das empresas de automação residencial fazem pacotes de equipamentos de automação de outros fornecedores, um agregado ao outro, o que aumenta o custo final de uma residência automatizada, e pode diminuir também os ganhos proporcionados por esta.
Frente a isto, poucos são os sistemas de automação residencial que podem ser adquiridos por boa parte da população brasileira, considerando o poder aquisitivo médio brasileiro. Isto faz com que a maioria da população não possa usufruir do conforto, economia de tempo e maior qualidade de vida proporcionados por esses sistemas.
Embora existam muitas soluções de automação residencial, mundialmente falando, nacionalmente pouco se explora esse mercado, principalmente no que tange à uma solução de baixo custo. Tem-se a partir disto um mercado aberto e não explorado de automação residencial para consumidores com menor poder aquisitivo.