Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): DANIEL PONICK BOTKE
Título: AUTOMAÇÃO DE RESIDÊNCIAS ATRAVÉS DE APLICAÇÃO INTEGRADA COM ARDUINO
 
Conclusão:
Neste trabalho é apresentada uma aplicação que permite o controle de alguns equipamentos de uma residência a partir de uma aplicação web. A aplicação permite que sejam controladas luzes, condicionadores de ar e monitoradas as janelas.
A situação atual destes equipamentos pode ser consultada a qualquer momento da aplicação. Isto permite que o usuário tenha sempre uma visão atualizada da sua residência, se foi esquecido algum equipamento ligado ou aberto, ou se existe algum movimento suspeito na residência.
Outra funcionalidade disponibilizada é a automatização de ações que são executadas repetidas vezes em um mesmo horário e dia, caracterizando-se uma rotina. Esta automatização é realizada com base na análise do histórico de ações da residência, e a partir de então, cabe ao usuário ativar ou não os padrões identificados. Esta automatização facilita o dia a dia de uma residência, pois além de não precisar estar na residência ou se movimentar para executar alguma das ações disponibilizadas, quando esta é automatizada, nem mesmo é necessário acessar a aplicação para que esta ocorra.
Outra vantagem desta aplicação, é o fato desta ser web, não sendo necessário estar na residência para controlá-la ou monitorá-la. Além disso, o acesso à aplicação pode ser feito por meio qualquer dispositivo que possua um navegador web homologado.
Por se tratar de uma aplicação web, foi utilizado o banco de dados MySQL, bastante utilizado para este tipo de aplicação. A ferramenta mostrou-se muito eficiente para o desenvolvimento e uso da aplicação, com uma fácil interação e rápida atualização dos dados.
Além do banco de dados, as bibliotecas e framework utilizados mostraram-se eficientes e atenderam a necessidade da aplicação, sendo que cada uma se destacou por algum motivo. O JavaServer Faces e o Primefaces, permitiram que fosse criada uma interface web baseada em componentes, proporcionando uma facilidade de atualização e manutenção. A Social Auth permitiu de forma prática garantir a segurança das informações do usuário por meio do uso de provedores de autenticação. A Quartz com suas diversas possibilidades de combinação de programação permitiu que fossem facilmente programadas as ações rotineiras de uma residência. E por fim o Hibernate, proporcionou facilidade na integração entre a aplicação e o banco de dados.
A opção pela placa controladora Arduino demonstrou-se acertada, por se tratar de uma plataforma que está a bastante tempo no mercado, e com uma grande comunidade de usuários, se tornando assim uma plataforma robusta. Além disso, foi considerado também a facilidade de expansão dos controles oferecidos pela aplicação e o seu baixo custo.
Para o desenvolvimento deste trabalho, foi adquirido um Arduino Mega 2560, uma shield Ethernet, um conjunto de peças eletrônicas como fios e resistores, dois módulos relés, um sensor de contato, e dois sensores infravermelho, totalizando aproximadamente R$ 560,00.
Os controles oferecidos por este trabalho podem além de possibilitar melhorias na execução de atividades cotidianas em uma residência, incentivar pesquisas e outras implementações utilizando-se de microcontroladores, visto que a automação é uma realidade dos nossos dias, e as organizações, e usuários finais tem cada vez mais usufruído delas. Outras pesquisas acadêmicas que podem ser realizadas são em relação ao impacto social com o uso deste tipo de aplicação.
Diante dos resultados obtidos no desenvolvimento deste trabalho, avalia-se positivamente a aplicação de automação de residências, demonstrando que seu uso facilitará a execução das atividades do cotidiano de uma residência, cumprindo assim, os objetivos abordados neste trabalho.