Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): OSMAR CARLOS RADTKE FILHO
Título: SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO DE CONDOMÍNIOS
 
Introdução:
Muitas pessoas, em busca de novas oportunidades, investem na formação acadêmica para o crescimento pessoal e profissional. A educação vem a cada dia se tornando mais acessível às pessoas, em especial aos jovens. Porém algumas regiões possuem ainda uma maior ênfase em atividades rurais e agrícolas. Ainda existe o problema de falta de instituições de ensino superior e a única alternativa acaba sendo a procura dessas instituições em outras cidades ou até mesmo em estados diferentes.
É importante possuir jovens com qualificação universitária para manter o ritmo de crescimento do país [...]. Este novo perfil empreendedor dos jovens estudantes, no entanto, pode ter sido influenciado por uma política de maior acesso da classe C, a chamada nova classe média, ao ensino superior. Nos últimos dez anos, o número de universitários no País cresceu 77,1% e, hoje, 67,7% desses estudantes são oriundos da classe C - percentual semelhante ao número de universitários que trabalham ao mesmo tempo que estudam. (MEIRELLES, 2012, p. 1).
Uma mudança assim exige que a pessoa avalie as possibilidades relacionadas à moradia e deslocamento urbano. E a maior questão a ser definida está relacionada à fixação de residência durante o período de vida acadêmica. Como o estudante precisa dar foco nos estudos e também buscar uma fonte de renda que auxilie na manutenção da sua condição estudantil, uma das principais modalidades de moradia exploradas, acaba sendo a procura por condomínios para a locação de imóveis.
Jovens em início de carreira e estudantes ainda formam o público que mais sente os efeitos da burocracia na hora de alugar um imóvel. Exigências como caução, fiador e até referências pessoais tornam-se um empecilho tão estressante quanto à busca pelo lugar ideal. (SOUZA, 2011, p.1).
Na cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina, por exemplo, no movimento estudantil, há grande procura por esses condomínios na locação de imóveis pelos profissionais da área de tecnologia e área têxtil, que são grandes segmentos do mercado regional. Segundo uma matéria do site do Diário Catarinense, atualmente, só em Blumenau, há aproximadamente 500 empresas atuando no segmento de tecnologia, com negócios focados na produção e no desenvolvimento de softwares. O montante representa 53% do mercado catarinense e 30% dos negócios do sul do país (DIÁRIO CATARINENSE, 2012).
Além da força nos setores tecnológico e têxtil, outra área em que Blumenau vem se destacando é a de polo estudantil. A cidade já conta há 50 anos, com a Universidade Regional de Blumenau (FURB), que é referência em educação no estado de Santa Catarina bem como com o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), que foi comprada pelo Grupo Kroton, que é o maior grupo de Ensino Superior do Brasil. Carvalho (2013, p. 1), repórter do Portal IG, comentou que os grupos Kroton e Anhanguera, os dois maiores de educação do País, anunciaram uma fusão numa operação que cria o maior conglomerado do setor.
Estamos conscientes que para cada fase de implantação do campus Blumenau temos muito para aprender. [...]. A Engenharia Têxtil pode colaborar fortemente com o desenvolvimento regional; a automação dos equipamentos têxteis, os programas de computador para corte de tecido com melhor aproveitamento, os robôs para indústria têxtil, os sensores remotos para testes de temperatura e umidade em manequins com roupas têxteis e a caracterização de fibras têxteis pode ser complementada pelos profissionais dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Materiais, respectivamente. (VALLE, 2014, p. 1).
Com todas essas vantagens, Blumenau vem crescendo e o mercado imobiliário de condomínios fica cada vez mais lucrativo, atraindo investidores do ramo. Leone (2014) em uma entrevista para o Diário de Pernambuco, diz que o consultor de investimentos imobiliários não deve perder o foco no que almeja para um futuro com bem estar. É preciso enxergar o investimento em imóveis não como um bem de consumo simplesmente, mas também sendo um patrimônio rentável.
Desta forma, a administração de imóveis residenciais, seja casa ou apartamento, pode ser feito por imobiliárias, empresas de contabilidade que oferecem serviços de gerenciamento destes bens, e também por pessoas físicas que tenham estes imóveis para a locação. Muitos destes, não possuem um sistema completo para tal gerenciamento. Muitas vezes utilizam-se de documentos em planilhas eletrônicas ou editores de texto, ou até alguma forma de controle manual em papel.
Como se vive em um mundo onde cada vez mais a tecnologia se faz presente na vida das pessoas e cada segundo economizado nas tarefas do cotidiano traz benefícios, um sistema online permitiria um maior controle sobre os seus bens imóveis, sem contar na agilidade, praticidade, confiabilidade e segurança sobre as informações uma vez que o acesso a elas se faz em tempo real.
Segundo relato, em entrevista pessoal e informal, com uma usuária de um escritório de contabilidade, que faz o Gerenciamento de Condomínios, na cidade de Blumenau, o sistema utilizado para tal, é com interface para desktop. Este tem um ponto negativo que é a emissão de boletos, pois os inquilinos não tem acesso ao sistema, caso queiram imprimir o documento que pode não ter recebido até a data de seu vencimento, ou boletos em atraso.
Conforme consultas informais em sites de pesquisa na internet sobre algumas opções de softwares gratuitos disponíveis no mercado, observou-se que estes não atendem a necessidade, pois não fazem mais que simples cadastros de inquilinos e de condomínios. Existe a falta, por exemplo, da emissão de boletos para inquilinos, de um relatório de inquilinos com faturas em aberto, entre outras funções, que ajudam o administrador de um condomínio em seu gerenciamento.
Ross Neto (2011, p.7), em seus estudos concluiu que a proposta de elaborar um sistema capaz de agilizar os processos internos de um condomínio é marcada por esta importante era tecnológica, aliada com a necessidade de integração social gerada pelo compartilhamento de áreas e bens comuns entre os condôminos.
Sendo assim, este trabalho tem por objetivo a criação de um sistema para um mercado crescente, que permitirá aos usuários proprietários e inquilinos terem uma maior visibilidade sobre os gastos patrimoniais, assim como os ganhos com locação. O mesmo vai permitir uma grande diversidade de questões relacionadas à vida em condomínio, de uma maneira prática e rápida, prevendo envio de avisos para as atividades relacionadas aos imóveis sob suas responsabilidades, podendo ser acessíveis de qualquer lugar, pois as funcionalidades são para um ambiente web.