Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Vander Bertolini
Título: FERRAMENTA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO MELHORIA DE PROCESSO DE TESTE (MPT.BR)
 
Introdução:
Diversas empresas optam pela adoção de processos que contribuam no gerenciamento de mudanças. O objetivo destes processos é assegurar que os projetos desenvolvidos sejam fáceis de ser adaptados ou melhorados (OLIVEIRA 2006, p. 14). Com a crescente expansão do mercado e clientes cada vez mais exigentes, ter um modelo de processo que possibilite a análise do projeto acaba sendo um diferencial, principalmente com a concorrência presente nos dias de hoje.
A busca por modelos está diretamente vinculada à demanda organizacional, visto que a efetiva gestão dos ativos organizacionais é crítica para o sucesso do negócio. Nesse contexto, os processos, oriundos de modelos de maturidade, têm por objetivo auxiliar as organizações a alcançarem os resultados almejados através da melhor execução das atividades planejadas e também minimizar os impactos quando da introdução e uso de novas tecnologias. (SOFTEX RECIFE, 2013b).

Segundo Pezzè e Young (2008, p. 397), qualquer processo complexo requer planejamento e monitoração. O processo de qualidade requer a coordenação de muitas atividades diferentes por um período equivalente a um ciclo completo de desenvolvimento. Para ordenar, provisionar e coordenar todas as atividades que apoiam o objetivo de qualidade é preciso planejar. A monitoração do estado real frente ao planejado se faz necessária para orientar o ajuste do processo.
Segundo Bastos et al. (2007, p. 18), “Defeitos encontrados durante a produção tendem a custar muito mais que defeitos encontrados em modelos de dados e em outros documentos dos projetos do software”.
Sendo o MPT.BR um modelo novo, não há no mercado um software que atenda por completo as práticas exigidas pelo modelo. Desta forma, as empresas que adotam este modelo investem em diversas ferramentas e em treinamento dos usuários para seu uso, cada uma abrangendo algumas práticas do modelo. Com todas estas ferramentas são feitos gastos com a compra e treinamento dos usuários.
Diante do exposto, dar-se-á continuidade ao trabalho de conclusão de curso de Amorim (2011), intitulado “Ferramenta de Apoio à Implementação do Processo Melhoria de Processo de Teste (MPT)”, cujo objetivo principal consistiu em desenvolver um plug-in para Eclipse, para apoiar o desenvolvimento do modelo. Este trabalho anterior atendia às práticas genéricas e específicas do nível 1 e 2 de um total de 5 níveis de maturidade estabelecidas pelo modelo MPT.BR.
No presente trabalho desenvolver-se-á uma ferramenta que contemple também o nível 3 do modelo MPT.BR, chamado de “definido”, e agregue os níveis 1 e 2 do trabalho anterior, para automatizar o modelo, sob a forma de um plug-in para o Eclipse. Isso facilitará o trabalho de adoção do modelo MPT.BR das pequenas e médias empresas, ajudando-as a tornar seus produtos cada vez mais confiáveis.
O Eclipse servirá de suporte para o plug-in por ser uma ferramenta gratuíta de fácil acesso e que abrange a linguagem Java, que também é gratuita e não exige custos.