Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Vander Bertolini
Título: FERRAMENTA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO MELHORIA DE PROCESSO DE TESTE (MPT.BR)
 
Conclusão:
O objetivo da ferramenta desenvolvida foi dar continuidade ao projeto de Amorim (2011), atingindo o nível 3 de maturidade chamado de “definido” do modelo MPT.BR. Anteriormente ao desenvolvimento desta ferramenta, o nível 1 e 2 no trabalho anterior eram atendidos de forma parcial, pois algumas áreas do MPT.BR se estendem por mais de um nível. Com o término desta, ficam concluídos os três níveis de maturidade, dentre um total de cinco abordados pelo modelo com exceção das práticas não implementadas da área Fechamento do Teste conforme descrito na seção 3.4.
Como a ferramenta é uma continuação de um trabalho anterior, investiu-se um grande tempo no entendimento desse. A biblioteca EditorPart que era grande foco do trabalho anterior para a criação de interfaces gráficas, foi descontinuada. Sendo assim, foram gastos quase dois meses para adaptar toda a ferramenta sem utilizar a biblioteca EditorPart.
O recurso de criação de plug-ins do Eclipse obteve uma significativa melhoria, no quesito de compatibilidade com banco de dados, que, segundo Amorim (2011), era muito limitado para lidar com recursos externos que não eram diretamente ligados ao Eclipse.
A utilização do MySQL como banco de dados foi muito satisfatória, pois a ferramenta desenvolvida não exige grande performance, o ambiente é totalmente gratuito e possui código fonte aberto. Sendo assim, faz-se com que o MySQL seja a principal escolha para a criação desta ferramenta.
A ferramenta em forma de plug-in pode contribuir muito em um ambiente de desenvolvimento, pois o usuário tem em uma única ferramenta, um ambiente de teste completo que atenda a normas de qualidade de software, disponibilizando toda uma estrutura de criação de planos de testes, requisitos, casos de uso e casos de teste que são fundamentais para garantir a qualidade do software a ser desenvolvido. Pelo fato de a ferramenta ser gratuita e de código fonte aberto, possibilita que qualquer desenvolvedor possa utilizá-la, bastando apenas ter o ambiente Eclipse configurado.
Pelo fato da ferramenta ser um plug-in, ela apenas irá agregar ao ambiente Eclipse, já que vai funcionar como uma opção a mais no ambiente de desenvolvimento e sem a necessidade de se ter ferramentas auxiliares.
O desenvolvimento da ferramenta foi uma experiência significante, pois pode-se estudar a fundo o modelo MPT.BR, que age de uma maneira à parte se comparado com outros modelos de teste, pois este trabalha como um projeto em separado, sem a necessidade de se estar acoplado em algum projeto específico. Possibilitou-se também adquirir experiência na criação de plug-ins através da utilização do recurso PDE do Eclipse.