Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Matheus Bortolon
Título: PLANTARUM: UMA APLICAÇÃO ANDROID PARA CONSULTAS DE PLANTAS
 
Introdução:
Atualmente o processo de registro e classificação de plantas em uma escala global é feito quase que na sua totalidade de forma manual, onde são recolhidas amostras e o profissional de botânica informa as características para a catalogação desta espécie. Segundo Plotze (2004, p. 6) o processo de catálogo e classificação de plantas é demasiado trabalhoso, pois neste processo o profissional de botânica colhe as amostras, desseca-as, prensa-as e descreve as características da espécie em uma ficha padronizada para anexar com a amostra no catálogo.
Segundo Plotze (2004, p. 6), o botânico deve possuir grandes conhecimentos e habilidades na área de taxonomia para ser capaz de fazer a identificação de espécies. Por ser todo executado manualmente e possuir alto grau de complexidade, a probabilidade de acontecer algum erro humano é muito alta. Ao omitir alguma característica da planta, o botânico pode estar comprometendo todo o processo de classificação desta espécie.
O desenvolvimento de tecnologias voltadas à área de catalogação e classificação de espécies vegetais é uma necessidade que pode ser suprida com a construção de ferramentas para auxiliar os profissionais de botânica nestas tarefas (PLOTZE, 2004, p. 2). Visando reduzir os problemas causados pela deterioração e perda de características relevantes para a classificação de espécies, tais ferramentas poderiam armazenar as amostras de maneira digital em um banco de imagens.
Neste cenário, acredita-se que a implementação de uma ferramenta para auxiliar os botânicos no cadastro e classificação de espécies vegetais, seria uma forma de reduzir estes problemas gerados pelo processo manual. Assim surge a motivação de criar uma aplicação para tal. A partir de um catálogo digital, o reconhecimento de espécies vegetais pode ser automatizado, pois as informações para a comparação estarão definidas e armazenadas digitalmente, livres de deterioração.
O trabalho proposto desenvolve uma aplicação mobile capaz de armazenar/coletar informações de plantas no seu ambiente natural, tais como: imagens, características e sua localização. Estas informações são enviadas para um servidor a fim de catalogar ou obter a classificação da espécie.