Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Matheus Bortolon
Título: PLANTARUM: UMA APLICAÇÃO ANDROID PARA CONSULTAS DE PLANTAS
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de uma aplicação móvel para captura de imagens de folhas de plantas, informações de localização e de características morfológicas através de um smartphone com sistema operacional Android. Também propôs o desenvolvimento de uma aplicação servidora capaz de processar a informação e fazer a classificação de espécies de plantas por meio de uma API. Uma espécie pode ser reconhecida ou adicionada passando para o servidor a imagem da folha da planta com coordenadas de pecíolo e ponta da folha e também descrevendo algumas características da folha em questão.
A adição de três novas características foi importante, pois além de aumentar o índice de acerto nos testes da API, possibilitou que fossem obtidos bons resultados nos testes com espécies reais.
Para os testes do aplicativo cliente foi utilizado um Samsung Galaxy S IV com sistema Android versão 4.4.2, que possibilitou atingir o objetivo com sucesso devido à qualidade da câmera do dispositivo.
A implementação do aplicativo para servidor teve um bom resultado ao ser utilizado a linguagem C#, porém teria sido mais proveitoso e facilitaria a integração com a API se tivesse sido desenvolvido com o Microsoft Visual Studio 2010, pois o compilador de C++ do Microsoft Visual Studio 2010 é diferente da versão 2012 do Microsoft Visual Studio. Isto gerou uma série de problemas que poderiam ter sido evitados ao utilizar a mesma versão em que foi contruida a API.
O maior problema ao incluir as características na API foi utilizar o Microsoft Visual Studio 2012 para isto. Como a API foi construída no Microsoft Visual Studio 2010, suas dependências OpenCV e QT necessitavam do compilador desta versão. Foi instalada a versão 2010 do Microsoft Visual Studio e mesmo selecionando a versão correta do compilador para a API, ao compilar acontecia um erro que impossibilitava a criação dos binários. Foi necessária a criação de uma máquina virtual para a compilação da API onde só foi instalada a versão 2010 do Microsoft Visual Studio, e assim foi possível a criação dos binários da API.
O desenvolvimento deste trabalho possibilita o reconhecimento e a classificação de espécies baseado no registro de imagens de suas folhas, facilitando o trabalho por diminuir a dependência de catálogos impressos ou conhecimento das característiccas determinantes de determinada espécie.