Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Darlan Diego de Marco
Título: TAGARELA: APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA PLATAFORMA ANDROID
 
Introdução:
As realidades referentes à pessoa com deficiência ainda são bastante desconhecidas da população em geral. Segundo as nações unidas, 10% da população mundial é composta de pessoas com algum tipo de deficiência (NATIONS, 2013). No Brasil, esse número aumenta para 23,9% da população nacional, em torno de 45 milhões de brasileiros nos dias de hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (OLIVEIRA, 2012), sendo que a maior proporção se encontra no Nordeste (26,63%) e a menor no Sul (22,50%).
Com o intuito de auxiliar alguns tipos de deficiências existem as Tecnologias Assistivas (TAs). Segundo Bersch et al. (2007 apud BERSCH, 2007, p. 27), Tecnologia Assistiva (TA) "Deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência". A TA é composta de recursos e serviços. Os recursos são as ferramentas utilizadas pela pessoa portadora de deficiência e os serviços são que aqueles auxiliam o seu desenvolvimento.
O uso de TA envolve as pessoas com deficiência em situações que as desafia a explorar e conhecer a ferramenta. Estas situações auxiliam a construir novos conhecimentos (BERSCH et al., 2007).
Entre os vários tipos de deficiências existem as limitações fonoarticulosas, nas quais a comunicação através da fala pode ser alterada ou ausente. Esta dificuldade de comunicação complica os processos de aprendizagem das crianças e estas passam a ser percebidas como deficientes intelectuais. Desta forma, para que uma criança possa acessar o conhecimento e interagir com o meio em que vive é necessário que ela tenha um atendimento especializado que a ajude a desenvolver sua comunicação e mobilidade (BERSCH et al., 2007).
A assistência para deficiências de comunicação no contexto de TA é dada através de uma categoria chamada Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), que busca auxiliar pessoas com dificuldades de fala ou escrita a ampliar suas habilidades de comunicação.
Ao identificar a necessidade de aplicativos para auxiliar pessoas com deficiência de fala o aluno Alan Filipe Cardozo Fabeni desenvolveu um aplicativo de Comunicação Alternativa (CA) chamado Tagarela. Posteriormente, o Tagarela foi transformado em um projeto da Universidade Regional de Blumenau com o objetivo de desenvolver uma plataforma que disponibilizar uma forma de Comunicação Alternativa aos pacientes e também facilitar a troca de experiência e informações entre as pessoas envolvidas com o paciente (TAGARELA, 2014).
No exposto acima, torna-se evidente a necessidade de ferramentas de CAA e o auxílio que o projeto Tagarela pode trazer a pessoas com deficiência de fala. Motivado por estes fatores, neste trabalho é criado o aplicativo Tagarela para a plataforma Android. O aplicativo desenvolvido explora diversos recursos disponíveis para a plataforma com a intenção de tornar a experiência do usuário imersiva e interativa. Além das funcionalidades desenvolvidas por Fabeni(2012), foram implementados os recursos de sincronização de informações entre dispositivos, o controle de conectividade do dispositivo com a internet, a possibilidade de customização de layouts de planos e uma redefinição da interface para o usuário.