Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Darlan Diego de Marco
Título: TAGARELA: APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA PLATAFORMA ANDROID
 
Conclusão:
Neste trabalho foi desenvolvida uma versão do projeto Tagarela na plataforma Android. O projeto tem como objetivo criar ferramentas de comunicação alternativa através do uso de tecnologia assistiva.
Através da utilização do aplicativo por fonoaudiólogos, foi possível realizar uma análise qualitativa que indica que o aplicativo pode atender à necessidade dos profissionais e de pacientes com diferentes diagnósticos. Diante disso, conclui-se que o objetivo de criar uma versão do Tagarela para Android foi alcançado com sucesso.
Entre os pontos altos da implementação deste trabalho está a sincronização de dados com o servidor. A sincronização permite que os usuários consigam utilizar o aplicativo em diferentes dispositivos sem perder os dados, pois, todos são sincronizados durante a inicialização do aplicativo. A customização do layout dos planos foi um novo recurso implementado e permite que as atividades do paciente se adequem melhor a cada necessidade. A implementação do vínculo de vídeos aos símbolos permite que o aplicativo também seja utilizado como um reprodutor de fácil acesso a pessoas com deficiência.
Durante a implementação observou-se alguns fatos interessantes. A facilidade da utilização das APIs da plataforma Android, a importância e os benefícios da utilização das ferramentas ORM para desenvolvimento móvel. Graças a facilidade de utilização das bibliotecas de mídia do Android, foi possível ler e gravar os recursos de áudio dos símbolos de forma compatível com dispositivos da Apple. Já a ferramenta ORM greenDAO foi fundamental para a manipulação de dados durante o desenvolvimento do aplicativo, abstraindo um dos pontos que acreditava-se ser complexo na implementação.
Contudo, é indispensável falar das dificuldades de uso e instabilidade do emulador de dispositivos Android fornecidos pelo ADT. O desenvolvimento de um aplicativo com a utilização do simulador é inviável e os resultados obtidos não são confiáveis.
Para finalizar, espera-se que o projeto Tagarela continue em constante evolução e aperfeiçoamento, pois a iniciativa claramente irá contribuir muito para todas as pessoas envolvidas no processo de aprendizado dos portadores de deficiência.