Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Kraus Nunes
Título: Ontologia de Livro: Aplicativo Android para Busca de Dados de Personagens
 
Introdução:
Ao analisar a comercialização de e-books nos anos de 2011 e 2012, Feith (2013) afirma que, com base nos registros da Distribuidora de Livros Digitais (DLD) , o crescimento das vendas foi de dez vezes entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012. Já entre novembro e dezembro de 2012, o crescimento atingiu 110%, como reflexo da entrada no mercado das operações da Amazon e do Google, ocorrido em dezembro daquele ano (FEITH, 2013).
Já Meulen e Pettey (2012) discutem a crescente importância dos tablets em atividades de leituras. Os autores apresentam uma pesquisa na qual demonstram que mais de 50% dos entrevistados afirmam que preferem ler notícias, revistas e livros utilizando o equipamento e cerca de um terço destes usa os tablets para ler e-books.
Os tablets ultrapassaram os leitores eletrônicos, como o Nook, da Barnes & Noble, ou o Kindle, da Amazon, de acordo com a Pew Internet & American Life Project. Um em cada quatro livros eletrônicos está sendo lido num tablet, em comparação com um em cada dez, no ano passado (KANG, 2012).
Atualmente, durante uma leitura de um e-book em um tablet, os mecanismos oferecidos para a busca de informações específicas no texto são limitados, pois trazem resultados insatisfatórios para o leitor. Segundo Bonifacio (2002, p. 12) “para buscar informações, os usuários dispõem de mecanismos de busca que retornam resultados que não os satisfazem completamente”, com isso ele realiza uma pesquisa de dados no texto que apresenta ampla gama de resultados, o que pode atrasar ou deixar a leitura menos envolvente.
Hoje em dia os sistemas convencionais de consultas utilizam técnicas de base sintática sobre uma forma de adequação léxica. Em muitos domínios, o usuário está interessado em encontrar informação onde a relevância dos documentos não pode ser medida através do uso de sistemas de busca por palavras-chave. Segundo Bonifacio (2002, p. 12) a relevância deve ser preferencialmente estimada em um nível de conhecimento profundo do domínio do problema em questão. Com isso, algumas novas propostas sugerem envolver a criação de metadados que seguem modelos de ontologias, para inserir a semântica nos mecanismos de busca.
Bonifacio (2002, p. 13) afirma que uma ontologia é um conjunto de termos hierarquicamente estruturado para a descrição de um domínio que pode ser usado como esqueleto fundamental para uma base de conhecimento. Complementa ainda o autor que, no contexto da web, as ontologias colaboram no sentido de que os recursos disponíveis podem ser acessíveis não somente para seres humanos, mas também por processos automatizados e essa automatização depende da elevação do status da web de “lida automaticamente” para algo que é chamado de “machine-understandable”, ou seja, compreensão de máquina. Isto denota a visão da web semântica, uma proposta de enriquecer os documentos com informações complementares, de forma a contextualizar os dados e tornar mais eficiente sua interpretação pela máquina. Isso vem tornando-se possível com a criação de tecnologias adequadas, como, por exemplo, a Web Ontology Language (OWL), e através de mecanismos para categorização e descrição dos dados, como nas ontologias.
Este trabalho tem como objetivo a criação de uma ontologia para livros de conteúdos literários. A criação de uma ontologia para este domínio permite maior organização e coerência dos conteúdos sobre personagens. Com a construção da ontologia, os significados dos conteúdos estarão agregados ao sistema, tornando-o preparado para atender aos requisitos da web semântica, fazendo com que as consultas acerca de personagens sejam mais precisas e atendam às reais necessidades dos usuários.