Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Kraus Nunes
Título: Ontologia de Livro: Aplicativo Android para Busca de Dados de Personagens
 
Conclusão:
O trabalho teve como principal objetivo criar um sistema para que possa ser acessado por um aplicativo Android e via Browser, permitindo que um usuário de uma forma mais cômoda, possa realizar uma consulta através do sistema e assim tenha uma leitura mais envolvente. Utilizando como meio de acesso toda a liberdade e recursos que um dispositivo móvel tem a oferecer o usuário não precisa mais estar na frente de um computador para poder realizar uma rápida consulta na internet e ainda assim correndo o risco de receber um spoiler. Basta apenas ter seu dispositivo móvel em mãos, acessar o aplicativo e tirar a sua dúvida.
Quanto ao desenvolvimento do trabalho, percebeu-se que há uma dificuldade em utilizar algumas funções da biblioteca OWL API para extrair informações de uma classe, como por exemplo, uma anotação, sendo que se fosse buscado uma anotação seria muito mais prático e traria muito mais informação ao leitor, mas uma forma de contornar isso foi disponibilizando para o usuário o download da ontologia e assim ele pode utilizar uma ferramenta como o Protégé e verificar, alterar, adicionar anotações, classes, propriedades.
O presente trabalho superou as expectativas inicialmente propostas. Foi desenvolvido um sistema que a partir de uma ontologia de livros possa trazer informações uteis para os leitores/usuários do sistema, sendo uma aplicação híbrida torna possível acessar o sistema não apenas pela aplicação Android mais também pelo Browser.
As tecnologias e ferramentas utilizadas foram suficientes para viabilizar o processo de desenvolvimento do sistema. A biblioteca ExtJs aliada ao Sencha se tornam uma ferramenta poderosa, facilitando o desenvolvimento de sistemas híbridos com base nas mesmas. Ambos possuem uma vasta documentação e fóruns ativos para apoiar o processo de desenvolvimento. A biblioteca OWL API se mostrou simples e robusta para se trabalhar com ontologias OWL 2. O Protégé é uma ferramenta muito bem desenvolvida a qual facilitou a criação e a validação da ontologia utilizando o reasoner disponível.