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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Diego Santos Luiz
Título: Explorator: uma Ferramenta para Mineração de Opiniões Veiculadas no Twitter
 
Introdução:
Atualmente, as pessoas estão procurando por informações resumidas e relevantes para auxiliá-las em suas decisões. Todavia, estas informações estão sendo encontradas em blogs, rede sociais, fóruns, website (SANTOS, 2010, p. 9). Entretanto, nos últimos anos ocorreu um aumento significativo do volume de dados disponibilizados nestes meios de comunicação, fato que ultrapassa a habilidade técnica e a capacidade humana na sua interpretação (ARANHA, 2007, p. 16).
Segundo Goldschmidt e Passos (2005, p. 18), a análise de grandes quantidades de dados é inviável sem o auxílio de ferramentas computacionais apropriadas. Portanto, torna-se imprescindível o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem o homem, de forma automática e inteligente, na tarefa de analisar, interpretar e relacionar esses dados para que se possa desenvolver e selecionar estratégias de ação em cada contexto de aplicação.
A partir desta necessidade, sugiram as ferramentas de Text Mining (MT - Mineração de Textos). Esta tecnologia permite recuperar informações, extrair dados, resumir documentos, descobrir padrões, associações e regras e realizar análises qualitativas ou quantitativas em documentos de texto (ARANHA e PASSOS, 2006, p. 2).
Segundo Monteiro, Gomes e Oliveira (2006, p. 78), a mineração de textos representa a procura por padrões em um texto em linguagem natural e pode ser definido como o processo de análise do texto para extrair informações dele para um propósito em particular. Por exemplo, os usuários do Twitter propendem a expressar suas opiniões livremente. Contudo, tais informações possibilitam as organizações monitorarem os pontos em que a mesma não está prestando ou fornecendo um produto adequado ao seu consumidor.
Segundo Santos (2010), o Twitter é um serviço de micro-blogging que permite postagem de mensagens de até 140 caracteres. O Twitter possui uma base rica de informações de fácil acesso, se tornando um ótimo local para se obter opiniões sobre um determinado assunto.
Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta que implementa algumas técnicas de MT para apoiar a extração e a visualização de informações veiculadas no Twitter.