Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcelo Ferreira da Silva
Título: Protótipo de Software P2P para Compartilhamento Anônimo de Arquivos
 
Introdução:
O aumento da vigilância por atores estatais e corporativos cada vez mais ameaça a liberdade de expressão na sociedade contemporânea. Com avanço tecnológico dos computadores pessoais e o advento da Internet, o compartilhamento de informações pessoais torna-se objeto de interesse destes atores quando se trata da censura e supressão da privacidade (CLARKE et al., 2002).
A rede mundial de computadores, Internet, surgiu por meio da interconexão da ARPANET, NSFNET e EBONE somente em 1990. Contudo, a sua arquitetura se desenvolveu desde a década de 60 com pesquisas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, até culminar com a especificação e implementação do Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) e do Domain Name System (DNS) (PÉRICAS, 2010, p. 37).
Por definição, um dispositivo estará conectado a Internet quando executa os protocolos TCP/IP e tem um endereço de IP fixo ou temporário. A sua topologia ou estrutura de interconexão é hierárquica, onde as estações dos usuários são conectadas a um provedor local de acesso (Internet Service Provider - ISP) (PÉRICAS, 2010, p. 38).
A conectividade por meio da Internet potencializa a disponibilidade de informações para todos os seus usuários, permitindo assim, a liberdade de expressão. No entanto, acredita-se que a Internet, por si só, não pode ser controlada. Porém, por intermédio dos ISPs, é possível controlar e censurar grande parcela da rede, onde os usuários dos serviços disponíveis por ela são consideravelmente mais expostos do que anônimos (CLARKE et al., 2010).
Além disso, alguns organismos internacionais coordenados pela Internet SOCiety (ISOC) respondem pela manutenção e evolução da Internet, bem como questões relacionadas à censura, liberdade de expressão e propriedade intelectual (PÉRICAS, 2010, p. 38). O problema reside quanto ao controle externo da Internet, cuja forma de acesso a ela por meio das ISPs, organismos privados ou estatais, podem censurar ou até mesmo reter informações.
Para responder a estas contradições de caráter social, faz-se necessário conceber e desenvolver tecnologias capazes de garantir o direito livre de se expressar. Contudo, é relativamente recente a pesquisa e desenvolvimento de sistemas que visam a liberdade de expressão no compartilhamento de informações na Internet por meio da privacidade e do anonimato. Além disso, a garantia da privacidade e do compartilhamento anônimo da informação em uma rede de computadores flexível e topologicamente hierárquica, como é a Internet, corresponde a um nível considerável de complexidade tecnológica.
Diante desta problemática, este trabalho disponibiliza implementações que visam garantir a liberdade de expressão por meio da privacidade e do anonimato no compartilhamento de informações na Internet. Para tal, isso deve ocorrer tanto para autores quanto para leitores de informações compartilhadas por meio da publicação, replicação ou recuperação de arquivos.