Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcelo Ferreira da Silva
Título: Protótipo de Software P2P para Compartilhamento Anônimo de Arquivos
 
Conclusão:
Constatou-se que a privacidade e liberdade de expressão encontram-se ameaçadas na sociedade contemporânea, pois órgãos de vigilância estatais e corporativos tem aumentado cada vez mais o interesse por informações compartilhadas pela Internet (CLARKE et al., 2002). Apesar disso, há um senso comum de que os mecanismos de anonimato podem ser utilizados por criminosos com objetivo de evitar a aplicação da lei, porém a comunicação digital anônima é simplesmente uma ferramenta, como telefones ou correio postal, e que podem tanto ser utilizados eticamente como não (CLARKE et al., 2002).
Este trabalho atingiu seus objetivos específicos: o desenvolvimento de um protótipo de software permite o compartilhamento de informações, garantindo assim, a liberdade de expressão por meio da privacidade e anonimato. Para tal, disponibilizou a conexão entre computadores em uma arquitetura P2P, a qual possibilitou o compartilhamento anônimo e distribuído de arquivos utilizando a plataforma do Freenet. Além disso, também foi disponibilizada uma interface de usuário que permite publicar, replicar e recuperar arquivos compartilhados.
Pode-se dizer que o resultado obtido da implementação de uma estratégia de pesquisa por determinados arquivos metadatas atende os requisitos definidos. Contudo, recomenda-se incrementar essa implementação desenvolvendo um webcrawler com o objetivo de realizar buscas em background e criar índices para os arquivos metadatas encontrados na rede. Devido às vulnerabilidades do Freenet em relação à chaves do tipo KSK, sugere-se pesquisar uma outra alternativa mais segura de referenciar arquivos metadatas.
Em relação aos trabalhos correlatos, a principal diferença é que nenhum destes sistemas visa à privacidade e anonimato. Além disso, eles proporcionam apenas um serviço de compartilhamento de arquivos, porém não os armazenam. Isso é, os nós disponibilizam arquivos para os outros, mas não os replicam para armazenamento em outros nós. Nesta arquitetura os dados não são persistentes na rede, onde os arquivos apenas estão disponíveis quando seus autores estão conectados.