Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thiago Felipe Dallagnoli
Título: Sistema Gestão dos Resultados Contábeis de Clínica Exames Médicos
 
Introdução:
Nas grandes organizações empresariais, há muito tempo, vem utilizando-se softwares de gestão, transformando os dados armazenados no banco em informações preciosas onde pode-se definir o rumo que a empresa deve seguir a partir da avaliação de indicadores pré-definidos. Hoje já existem organizações empresariais de médio porte se adaptando a essa tecnologia de avaliar a sua empresa através de indicadores e softwares especializados. “Os sistemas de hoje afetam diretamente o modo como os administradores decidem, planejam e gerenciam seus funcionários e cada vez mais determina quais os produtos serão produzidos e onde, quando e como.” (LAUDON, LAUDON, 2003, p.15).
Para possuir sucesso nas transformações dos dados em informações é necessário de um sistema de informação confiável e que esteja alimentado com os dados corretamente. O sistema de informação acaba neste caso sendo um conjunto de dados interagidos entre si para obter um objetivo. “O conceito básico de sistemas de informação estabelece que todo o sistema é um conjunto de elementos interdependentes em interação. Visando atingir um objetivo comum” (ROSINI, PALMISANO, 2003, p.03).
Possuindo as informações, os empreendedores através da gestão contábil conseguem administrar, conduzir, governar sua empresa para obter o melhor resultado esperado. Pode-se dizer que o fundamento da gestão contábil é a noção do uso da inteligência, da razão, para encontrar os meios mais adequados com vista à realização de resultados (NOGUEIRA, 2007, p.31).
Os empreendedores, com o uso dos sistemas de informação, podem obter as informações necessárias geradas pelo setor contábil da empresa onde contém os valores de despesas, custos e as receitas para tomar as decisões. As receitas são obtidas através de prestações de serviços ou venda de algum produto e as despesas estão relacionadas aos gastos na execução do serviço ou na fabricação do produto (PASSOS, 2010, p.03).
As clínicas médicas precisam possuir um relacionamento entre a gestão contábil com a gestão da saúde, onde envolve as despesas em manter o empreendimento, comparando com as receitas obtidas através das execuções dos serviços de exames médicos. Ao executar um exame médico envolve muitos custos, Martins (2002, p.84) afirma, “os principais elementos de custos compreendidos no custo do procedimento médico são: medicamentos, materiais médicos, materiais, pessoal, enfermagem, serviços públicos, serviços terceirizados etc.”.
Este trabalho de conclusão de curso avalia as informações obtidas através da gestão contábil com a gestão da saúde onde implementa-se um sistema de informação de gerenciamento contábil da organização empresarial. As principais funções do sistema a ser implementado são o levantamento das despesas, com o auxilio da gestão contábil e da gestão da saúde, comparando-se com as receitas da empresa no mesmo período, possuindo-se um resultado final dos negócios e realiza simulações de resultados futuros com base nos resultados levantados em períodos anteriores.