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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Thiago Felipe Dallagnoli
Título: Sistema Gestão dos Resultados Contábeis de Clínica Exames Médicos
 
Conclusão:
As informações utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho foram a modo geral o suficiente para entender a principal necessidade da empresa em ter um sistema para a gestão dos resultados contábeis de clínica exames médicos.
Com a implantação deste sistema de gestão dos resultados contábeis, a clínica de exames médicos percebeu-se varias informações importantes que não era possível perceber em planilhas eletrônicas. Por motivos das planilhas serem mais limitadas e pelas dificuldades de entendimento e visualização dos relatórios. Utilizando-se o sistema o administrador consegue perceber a quantidade de exames executados de cada tipo de exame, bem como o valor faturado, além de utilizar a fórmula de regressão linear simples que proporciona a opção de simular um resultado futuro, detalhados pelos tipos de exames que prestam o serviço.
A linguagem de programação PHP, juntamente com o banco de dados MySQL utilizada, proporcionou-se um dinamismo para o administrador obter as informações em qualquer lugar que possua internet e um navegador compatível, além de possuir os relatórios de fácil entendimento, juntamente com os gráficos disponíveis em alguns relatórios específicos. Para o funcionário da clínica que alimenta o sistema com os dados, também foi um facilitador o desenvolvimento do sistema, pois a garantia de estar informando o dado nos campos corretos além da facilidade do layout e entendimento do sistema. A técnica de utilizar a fórmula de regressão linear simples é diferenciada e tornou-se uma opção importante para a simulação futura de quantidade e valores de faturamentos dos exames executados.
No sistema é possível, perceber a funcionalidade dele em torno do objetivo de gestão dos resultados contábeis da clínica de exames, emitindo-se os relatórios disponíveis, onde está sendo comparadas as receitas e as despesas, informando no seu total a receita líquida da clínica por competência.
Os objetivos principais do sistema foram atingidos, onde permitiu-se ao administrador obter as informações dos centros de custo, detalhando por tipo de despesa, valores de depreciação dos equipamentos e comparando-se com o faturamento dos exames médicos. Permitiu-se também executar o cálculo de depreciação dos equipamentos, que os utilizam dentro da clínica, além de disponibilizar o cálculo das despesas para os centros de custos. Realiza-se a simulação de um resultado futuro de faturamento ou quantidade de exame, utilizando-se a fórmula de regressão linear simples, emitindo o relatório da simulação apresentando o histórico do faturamento em gráficos.
O sistema desenvolvido utilizando os conceitos das áreas de contabilidade, matemática e administrativa juntamente os conceitos de sistema de informação, proporcionou-se um sistema com funcionalidade e usabilidade atendida, além de não requerer recursos financeiros muito altos para a implantação, pois utiliza-se de servidores externos que estão na web.
O desenvolvimento deste trabalho, trouxe para o conhecimento pessoal conceitos que eram desconhecidos na área da contabilidade, na área administrativa e na área da matemática, destacando-se pela utilização da fórmula de regressão linear simples. Na área de sistemas de informação foi possível desenvolver os conceitos adquiridos para implementar as técnicas e conceitos das áreas citadas, utilizando-se a linguagem de programação PHP com o banco de dados MySQL.
O entendimento dos conceitos da contabilidade, por exemplo, sabe o que é centro de custo, classificar gastos. Entender o cálculo de depreciação foi algumas dificuldades enfrentadas, porém o mais relevante foi entender e implementar a fórmula de cálculo de regressão linear simples. O sistema possui varias limitações, por exemplo, não apresenta gráficos em três dimensões, não disponibiliza-se relatórios no formato Portable Document Format (PDF) e não realiza-se importações de dados para o banco de dados, ou seja, o usuário ou administrador tem que informar os dados manualmente via as telas disponíveis.