Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Schweder Volkmann
Título: Sistema para Controle de Estoque de Bebidas
 
Introdução:
No contexto das empresas, tendo em vista a concorrência cada vez mais acirrada e também o aumento da exigência do mercado consumidor, há uma necessidade de que todos os setores da empresa trabalhem visando o mesmo objetivo para ganhos de sinergia e maior qualidade no processo como um todo. Dentro dessa situação, um dos itens mais importantes para a empresa é o estoque. O estoque representa o custo das mercadorias possuídas por uma empresa numa data especifica (DIAS, 2009).
Segundo Dias (2009), o estoque deve ser bem administrado dentro da empresa e quando não administrado de forma desejável, pode acarretar sérios danos às finanças, pondo em risco a saúde financeira do empreendimento. Diante da importância desse item, é imprescindível que as empresas tenham um sistema para controlar seus materiais em estoque, até mesmo para evitar os problemas acarretados pela má administração. Surge, com essa necessidade, o sistema de controle de estoque.
O objetivo fundamental do controle de estoque é otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, e minimizar as necessidades de capital investido em estoque (DIAS, 2009). O controle de estoque eficiente diminui os desperdícios de tempo, dinheiro e esforços da empresa com estoque. Para atingir estes objetivos, o controle de estoque engloba as atividades de registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de produtos e mercadorias da empresa.
Analisando a empresa Strand Bier – Disque Chope, Cervejas Especiais e Importadas, situada no município de Balneário Camboriú, estado de Santa Catarina, foi constatada a necessidade de criar um sistema para organizar, automatizar e controlar o estoque da empresa, porque o método atual não é eficaz e expõe o controle de estoque da empresa a diversos equívocos. A empresa necessita de uma ferramenta para calcular quais são os produtos com maior valor dentro do estoque, qual a porcentagem que os produtos representam em relação à quantidade total e quais são os produtos mais importantes a serem considerados. Por esta razão, a utilização do método da curva ABC torna-se imprescindível para a empresa. A mesma também possui um número alto de produtos em estoque. O método atual de controle de estoque não tem se mostrado seguro e eficaz face alguns problemas apresentados.
O controlador do estoque, ao fazer manualmente o controle via planilha de eletrônica de dados, despende um tempo muito elevado e pode esquecer-se de salvar o documento e, assim, perder todo o arquivo já existente. Quando da digitação dos dados, o erro de um algarismo pode acarretar no desequilibro do controle de todo um período, quando não de um ou mais meses. Não existe a garantia da integridade dos dados, assim quando o cliente quer saber sobre a existência de um produto em estoque é preciso verificar manualmente, haja vista os possíveis erros da planilha. É possível que ocorra a venda de um produto que esteja a menos tempo no estoque do que outro, por não haver a organização periódica dos materiais e não existir controle de estoque mínimo. E por fim, não há uma ferramenta que auxilie nas tomadas de decisões, e produza relatórios do tipo qual o produto mais vendido, qual a projeção de vendas, curva abc.
Os controles que são feitos hoje em planilha de dados, acabam trazendo muitas incertezas, dúvidas e riscos para a empresa, que não pode ter informações imprecisas. Baseado nessas informações, na falta de controle e no crescente número de produtos que entram no estoque, é altamente necessário a instalação de um controle que atenda tais necessidades.
Face a todas essas necessidades da empresa, este trabalho visa agilizar o controle de estoque da empresa, tornando-o mais eficiente, seguro, preciso e que garanta um histórico confiável das entradas e saídas dos produtos. A Strand Bier, conhecedora de seus clientes, suas necessidades e oportunidades, bem como a quantidade de seus produtos, busca com a implementação do sistema para controle de bebidas, calcular a porcentagem de aumento ou decréscimo de vendas para projetar essa quantidade para um período futuro.