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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Augusto Cestari
Título: Sistema para Gestão de Reservas dos Equipamentos de uma Empresa de TI com Integração dos Usuários do Active Directory
 
Introdução:
A partir do final do século 20 está cada vez mais frequente o uso de Sistemas de Informação (SI) nas empresas, como um suporte diário nas rotinas de seus negócios. Segundo Dalfovo e Amorim (2000), os Sistemas de Informação tornaram-se um elemento indispensável para dar apoio às operações e a tomada de decisão nas empresas. Isto porque, com sua utilização, é possível obter informações seguras e precisas, passando credibilidade a quem a utiliza. “O uso eficaz da informação nas organizações passa a ser um patrimônio, que é considerado um fator chave para o sucesso das organizações” (DALFOVO, 2004, p. 19).
Para Rezende e Abreu (2000), os sistemas atuam como ferramentas para executar o funcionamento da empresa e suas abrangências, como facilitadores dos processos internos e externos, meios para absorver a qualidade, produtividade e inovação tecnológica organizacional. Estes sistemas são geradores de modelos de informações para auxiliar os processos decisórios empresariais e produtores de informações oportunas como também de conhecimento. As empresas têm o interesse de tornar sua rotina de trabalho mais ágil e produtiva. Para tanto existe a necessidade de controlar a informação e os seus usuários.
Um dos meios para melhorar este controle dos usuários é o Active Directory (AD). Segundo Santana (2008?), o AD surgiu da necessidade de se ter um único diretório, pois sem a utilização do mesmo, o usuário necessita ter uma senha para acessar o sistema principal da empresa, uma senha para ler seus e-mails, uma senha para acessar o computador, e várias outras senhas. Com a utilização do AD, os usuários poderão ter apenas uma senha para acessar todos os recursos disponíveis na rede.
Já para gerenciar outros recursos físicos, como equipamentos de informática, por exemplo, a empresa deve utilizar-se de SI para uma gestão eficiente. Para Marchiori (2002), pode-se considerar a gestão como um conjunto de processos que englobam atividades de planejamento, organização, direção, distribuição e controle de equipamentos de qualquer natureza, visando à racionalização e à efetividade de determinado sistema, produto ou serviço. Outro ponto a ser considerado é necessidade de se preocupar em como gerenciar esses equipamentos, qual é o estado atual, com qual colaborador determinado equipamento está reservado, a necessidade de troca ou compra de um mesmo equipamento pela demanda de utilização.
Constata-se, assim, que surge à necessidade de realizar um controle através de reservas. Este tipo de sistema pode gerenciar toda a movimentação dos equipamentos que são constantemente requisitados pelos funcionários de uma empresa de TI para atender as necessidades demandadas no seu dia a dia, permitindo o funcionário efetuar reservas com antecedência, garantindo que terá o equipamento disponível quando for necessária a utilização. Desta forma evitam-se conflitos internos, como também auxilia o responsável no gerenciamento dos equipamentos e na tomada de decisão.