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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Adriana dos Santos
Título: Protótipo de Software para Geração de Animações por Quadros-Chaves Utilizando a Técnica de Interpolação
 
Introdução:
Atualmente a animação é sem dúvida, uma área de grande interesse de pesquisa para qualquer pessoa, desde os tempos da animação mais “precária”. Antigamente fazer animação como nos desenhos animados na década de 60 era sem dúvida, muito trabalhosa, pois o desenhista teria que desenhar quadro a quadro cada cena, para depois então sobrepor uma cena a outra e então gerar a animação ([FIG1987]). O computador trouxe inúmeros benefícios e vantagens para a animação como redução de tempo para gerar cenas, redução de desenhistas, maior perfeição e também facilitou em muito na própria escolha de personagens e cores, onde o artista tem maior diversidade de escolhas e opções a serem utilizadas. Nas produções de desenhos animados, mantém-se praticamente todos os processos tradicionais de geração de desenhos animados, automatizando-os. Existem, no entanto, inúmeras técnicas para a produção de imagens que se movimentam, como por exemplo a técnica de interpolação. Veremos ao longo desse trabalho, dados relevantes sobre as técnicas mais utilizadas e mais detalhadamente sobre a técnica que usa a interpolação de quadros-chaves para gerar a animação ([FIG1987]). A partir de imagens, cenas já modeladas, pode-se então criar quadros-chaves. Quadros-chaves são quadros que representam pontos importantes da animação indicando o início e o fim de cada movimento. E com base nestes, são criados então, quadros intermediários entre os quadros-chaves para que os movimentos sejam contínuos. Estes quadros são bem mais fáceis de serem animados já que vão incorporando pequenas alterações em um quadro-chave até chegar o próximo ([FIG1987]). Uma das técnicas que pode ser utilizada neste processo, é a técnica de interpolação de imagens, ou seja, com base no primeiro quadro-chave, faz-se a interpolação para gerar os quadros intermediários até o próximo quadro-chave. Esta técnica é, indubitavelmente, uma das mais importantes contribuições do computador à animação e continua sendo aperfeiçoada até hoje ([FIG1987]). Nos próximos capítulos veremos sobre animação, seus tipos e em especial o método de animação por interpolação de quadros-chaves, como também a implementação destes quadros intermediários, através de um protótipo de software de animação. Para geração de imagens contínuas, será utilizada a linguagem de programação Delphi 4.0, utilizando-se de uma fonte de quadros-chaves definida por figuras do tipo bitmap. Na elaboração deste trabalho tomou-se por roteiro geral as seguintes etapas: a) pesquisar técnicas de interpolação; b) estudar a animação por computador utilizando a técnica de interpolação; c) especificar e implementar um protótipo de software gráfico para gerar a interpolação entre os quadros que serão definidos como quadros-chaves; d) realizar testes e validações sobre o desempenho obtido.