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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jonathan Mauricenz
Título: Interpres: um Protótipo para Reconhecimento de Partituras
 
Introdução:
O ensino da música para deficientes visuais sempre foi um desafio. Entre preconceitos, dificuldades e necessidades, perde-se o sonho de estudar música (BONILHA, 2006, p. 17).
Segundo Bonilha (2006, p. 14) o deficiente visual ainda é visto como incapacitado, com sentimento de inferioridade, de marginalização. Um elemento fundamental para alcançar o ensino e inclusão dos deficientes visuais ao campo da música vem da percepção de alunos e professores sobre o método de ensino musical.
Bonilha (2006, p. 8) pressupõe que, no campo das artes uma pessoa com deficiência tenha direito a uma formação de qualidade, devendo ser garantido a eles o pleno acesso ao conhecimento inerente a todas as linguagens artísticas. Estas pessoas devem ser reconhecidas e legitimadas como artistas pela qualidade de seus trabalhos e não em função de suas deficiências.
Segundo Garcia, Furlan e Ribeiro (2006, p. 65) um deficiente visual possui como principais formas de auxílio à comunicação através do computador os terminais de braile e os conversores texto-fala. As duas tecnologias visam oferecer uma alternativa à saída visual do monitor do computador. Além disso, por se tratarem de softwares, assim como os conversores podem ser mais acessíveis do que os terminais braile, outros softwares que se baseiam em um sistema Optical Music Recognition (OMR) podem ser aplicados.
De acordo com Seufert (2010, p. 3) o objetivo de uma aplicação OMR é o reconhecimento, a representação e a gravação de partituras musicais num formato lido por máquinas. Um programa OMR tem que ser capaz de reconhecer o conteúdo musical e de fazer a análise semântica de cada símbolo musical de uma obra. No final, todas as informações musicais devem ser guardadas num formato de saída que seja facilmente lido por um computador.
Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo que faz o reconhecimento de símbolos musicais contidos em uma imagem de partitura.