Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jonathan Mauricenz
Título: Interpres: um Protótipo para Reconhecimento de Partituras
 
Conclusão:
Este trabalho abordou o desenvolvimento de um protótipo para reconhecimento de símbolos musicais em uma imagem de partitura. Devido às diversas formas de apresentação de uma partitura, para utilização no protótipo, limitou-se a partituras sintéticas, sem arranjos.
A remoção das linhas de pauta, apesar de danificar parcialmente o símbolo, compensou, permitindo isolar os símbolos. Métodos de reconhecimento que não praticam esta remoção de pauta encontram dificuldades com símbolos mais simples e menores que podem sumir.
A aplicação de descritores de Fourier para reconhecimento dos símbolos demonstra ser muito eficaz, entretanto, se fazem necessário outras características, como a classificação de templates, a fim de verificar o conteúdo da forma. Como visto nos resultados, o protótipo falha com símbolos muito próximos ou unidos. Apesar de ser possível corrigir em etapa futura, a quantidade de possibilidades para estas uniões é incalculável, necessitando um processo auxiliar de separação.
Contudo, os objetivos deste trabalho foram alcançados. Este trabalho também poderá servir de referência para aprimoramento de estudos sobre a análise e reconhecimento de partituras.