Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Douglas Júlio Rezini
Título: Geração de Interfaces Android a partir do Delphi
 
Introdução:
O mercado de dispositivos móveis, principalmente os celulares e tablets, está em evidência e conquistando um público cada vez maior, devido à diversidade de aparelhos e sua facilidade de aquisição. Segundo a Anatel (2012), o Brasil encerrou o ano de 2011 com mais de 242 milhões de aparelhos celulares em operação, representando um crescimento de 19,4% em relação ao ano anterior, que contava com cerca de 202 milhões de aparelhos. Ou seja, com o passar dos anos, a procura por este mercado está cada vez maior, tornando-o muito atrativo para todas as áreas.
As vendas mundiais de celulares chegaram a 419 milhões de unidades no segundo trimestre de 2012. Segundo Gartner, as vendas de smartphones representam 36,7% do total, com um crescimento de 42,7% no segundo trimestre de 2012 (PETTEY; GOASDUFF, 2012). Este número representa 153,7 milhões de smartphones novos chegando à mão dos consumidores. Isso mostra um aumento significativo na demanda de aplicativos comerciais, utilitários e de entretenimento.
Conforme Moretti (2011), observando o número de empresas que estão portando seus sistemas para dispositivos móveis, é possível comprovar o interesse da comunidade mundial em mobilidade. Este comportamento do mercado mundial direcionado para a mobilidade impulsiona, motiva e cria grande necessidade de maior integração do mundo real ao mundo virtual. Sabendo que os produtos estão sendo consumidos no mercado, os desenvolvedores destas tecnologias podem investir em pesquisa e inovar, sem se preocupar se a demanda existe.
O avanço da tecnologia de hardware dos dispositivos móveis permite o desenvolvimento de aplicativos cada vez mais robustos e com desempenho próximo ao do hardware de computadores de mesa (ZMOGINSKI, 2013). Smartphones topo de linha já vem há algum tempo com uma Graphics Processing Unit (GPU) dedicada, permitindo criar softwares de manipulação de gráficos em duas ou três dimensões sem a dificuldade de restringir a qualidade das imagens para não sobrecarregar o processador do dispositivo.
Um produto deste avanço tecnológico é o sistema operacional Android. Ele ocupa o posto de líder entre os mais vendidos no mundo, aumentando sua vantagem em 20,7% na participação do mercado no segundo trimestre de 2012 com um total de 64,1% do mercado mundial. Já o principal concorrente iphone Operating System (iOS) da Apple teve um crescimento de apenas 0,6% com um total de 18,8% do mercado mundial (PETTEY, GOASDUFF, 2012).
O crescimento da plataforma Android gera uma demanda de novos aplicativos e consequentemente atrai novos desenvolvedores para a plataforma. Isto abre espaço para a criação de ferramentas que utilizem outras linguagens e ambientes de desenvolvimento, já consolidados no mercado, para a conversão e desenvolvimento de aplicativos Android. De acordo com Wills (2010), o ambiente de desenvolvimento Delphi se destaca como sendo uma excelente ferramenta Rapid Application Development (RAD), devido a sua capacidade de construção de aplicações rápidas e seguras, utilizando os componentes prontos, e dos mecanismos da ferramenta, como o drag-and-drop (arrastar e soltar), que permitem a criação rápida e prática de interface visuais.
Neste contexto, a motivação para o desenvolvimento do presente trabalho surgiu a partir da experiência prática no desenvolvimento de aplicativos Delphi e do desejo de criar uma ferramenta capaz de viabilizar o uso do ambiente Delphi como um gerador de interfaces de usuário para projetos Android.