Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Douglas Júlio Rezini
Título: Geração de Interfaces Android a partir do Delphi
 
Conclusão:
Com a popularização dos smartphones e tablets que rodam principalmente com a plataforma Android, o desenvolvimento de aplicativos se torna cada vez mais atrativo para novos e experientes desenvolvedores. Para estes uma mudança de tecnologia muitas vezes faz com que o desenvolvedor perca no processo de desenvolvimento a agilidade e facilidades antes obtidas em seu ambiente original. Pode ser destacada também a questão da necessidade de migração das aplicações desktop para mobile, onde a semelhança da interface visual se torna às vezes uma exigência dos usuários. Em vista de tais argumentos, a ferramenta DelphiToAndroid possibilita que o desenvolvedor da linguagem Delphi continue utilizando sua agilidade e prática no desenvolvimento de interfaces para gerá-las para a plataforma Android, ou até mesmo converter uma interface já desenvolvida.
A ferramenta DelphiToAndroid foi implementada na forma de um componente Delphi, o qual permite que através da sua adição em um formulário possa efetuar a conversão do mesmo. Essa abordagem na forma de conversão foi adotada para possibilitar o uso da IDE Delphi como uma opção no desenvolvimento de interfaces Android. Quanto à forma de conversão da interface, se trata da leitura dos componentes, posicionados no formulário, em tempo de execução. Destaca-se que essa abordagem difere das soluções apresentadas por outras ferramentas estudadas nesse trabalho, ou seja, não usar analisadores léxico, sintático e semântico, e sim converter os componentes a partir de suas propriedades dinâmicas, as quais podem ser acessadas somente enquanto a aplicação está sendo executada.
Todos os objetivos do trabalho foram cumpridos. Foram identificados 23 componentes que possuem um comportamento equivalente em Android, apesar de alguns desses serem compostos por mais de um componente Android, como apresentado na seção 3.2. O grau de compatibilidade entre a interface a ser convertida e a gerada foi satisfatório, sendo esse aspecto melhor detalhado na seção 3.7. Quanto à conversão da interface, deve ser destacado que além do objetivo ser cumprido, ele também foi ampliado para permitir que a interface faça a geração de um projeto Java Android, a compilação do mesmo e por fim a instalação da aplicação gerada em um dispositivo ou máquina virtual Android.