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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Koball
Título: Gerenciamento do Processo de Abastecimento de Veículos através de um Dispositivo Móvel
 
Introdução:
O número de pessoas que adquirem seu primeiro automóvel vem crescendo a cada ano no Brasil (SILVA, 2012) e com a compra do automóvel surgem várias responsabilidades: verificar o nível do óleo, pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), trocar os pneus e fazer a revisão preventiva são algumas delas. A tarefa de abastecer o veículo é a mais comum no dia-a-dia. Aparentemente é uma tarefa simples. O condutor deve apenas verificar o nível de combustível e quando chegar a um certo nível deve reabastecer. Porém, as pessoas realizam este processo de maneiras diferentes. Algumas pessoas dirigem-se até o posto de combustível que consideram oferecer o preço mais baixo, enquanto outras acabam abastecendo no posto mais próximo. Certas pessoas preferem encher o tanque de combustível cada vez que vão ao posto, enquanto outras preferem abastecer uma vez por semana. Ter uma forma de gerenciar todo este processo de forma simples e inteligente pode economizar bastante tempo e dinheiro.
Assim como o número de automóveis, a quantidade de pessoas que possuem smartphones também vem aumentando a cada dia, de acordo com estudo realizado pela consultoria International Data Corporation (IDC) (IDC BRASIL, 2012). Tais aparelhos possuem cada vez mais poder de processamento e recursos. O objetivo da maioria dos usuários ao adquirir um smartphone é de poder utilizar e se beneficiar de tais recursos. O usuário deseja que as tarefas que antes tomavam seu tempo sejam automatizadas pelos seus aparelhos. O processo de abastecimento do combustível pode ser uma delas. Identificar quando e onde o automóvel pode ser abastecido é uma tarefa que poderia ser disponibilizada em smartphones.
Conforme Tomaél, Alcará e Di Chiara (2005), configuração em rede é peculiar ao ser humano na medida em que ele vai estabelecendo relações de interesse (trabalho, amizade, lazer, etc.). As chamadas redes sociais constituem uma das estratégias subjacentes utilizadas pela sociedade contemporânea para o compartilhamento de informação e do conhecimento mediante as relações entre os autores que as integram. Quando o meio utilizado é a Internet, os atores são chamados de usuários ou participantes.
Neste contexto, estima-se que a possibilidade de compartilhamento de informações sobre o preço e a qualidade de combustíveis favorece a criação de uma espécie de rede social. Assim sendo, neste trabalho foi desenvolvida uma aplicação que permita que usuários móveis alimentem um servidor web com informações que favorecem a tomada de decisão sob o melhor momento para abastecer um automóvel com base na localização atual, quantidade estimada de combustível no tanque e na distância para os postos próximos.