Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Koball
Título: Gerenciamento do Processo de Abastecimento de Veículos através de um Dispositivo Móvel
 
Conclusão:
O objetivo principal do trabalho foi alcançado, sendo desenvolvido um aplicativo para dispositivo móvel que auxilia o usuário na tarefa de reabastecer o seu veículo. A construção de um aplicativo para dispositivo móvel mostrou-se ser uma decisão acertada, pois o aplicativo está sempre acessível quando o usuário estiver com o seu dispositivo. Além disto, a plataforma Android mostrou-se ser sólida e de fácil entendimento para a construção da aplicação, proporcionando todos os recursos necessários para o desenvolvimento de um aplicativo eficaz e robusto.
Estima-se que com o aumento do número de usuários do aplicativo, a troca de informações entre os mesmos tende a aumentar, gerando um número maior de postos e preços atualizados. Isto favorece tanto o usuário, que pode visualizar a opinião de outros usuários sobre determinados postos, quanto o aplicativo, que com uma base de dados maior, pode indicar postos que possuem uma melhor razão entre custo e benefício.
Atendendo os objetivos específicos que determinam a criação de uma base de dados para manter as informações dos usuários e de um webservice para ler esta base de dados, foi desenvolvido um webservice que disponibiliza e armazena em uma base de dados os dados gerados pelos usuários. A comunicação entre o aplicativo e o webservice é realizada seguindo o conceito de REST, permitindo que a implementação da solução fosse realizada de maneira simples, gerando um consumo de dados relativamente baixo pelo aplicativo. A utilização da biblioteca Hibernate também foi acertada, poupando diversas horas no desenvolvimento da ferramenta. Para obter os preços atualizados dos postos de combustível, um serviço executa em segundo plano no dispositivo, atendendo o objetivo específico que determinava a comunicação com o webservice para a obtenção das informações atualizadas.
A API do Google Maps mostrou-se ser eficiente e de fácil entendimento, tanto para o cálculo de distâncias e rotas, como para determinar a geolocalização. A sua utilização facilitou o desenvolvimento das funcionalidades que manipulam os mapas e verificam a distância e rotas entre postos de combustível. Além disto, a API possui uma ampla documentação, com ilustrações e exemplos de como utilizá-la da maneira correta. Com a aplicação do conceito dos SBLs, foi possível desenvolver uma das funcionalidades mais interessantes da ferramenta, onde utiliza-se a localização atual do dispositivo para indicar os postos que possuem a melhor razão entre custo e benefício no momento.
A parte da ferramenta mais desafiadora para implementar foi o serviço que sincroniza os dados do usuário entre o aplicativo e o servidor, sendo necessário verificar quais são os dados do servidor já presentes no aplicativo e quais dados ainda não estavam atualizados. A forma como o serviço foi implementado não é a mais eficiente, sendo que uma das extensões sugeridas para este trabalho é melhorar esta sincronização.