Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rodrigo Correia
Título: Sistema Gerador de Grade Horária de Professores usando Algoritmos Genéticos
 
Introdução:
Um estudo realizado pelo censo em 2011 mostra que o Brasil dispõe de aproximadamente 5.000 insittuições de ensino superior-IES, entre públicas e particulares. Se forem aduzidas ainda as escolas de ensino fundamental e médio, este número de escolas aumenta consideravelmente. Como consequência desta significativa quantidade de instituições de ensino, tem-se uma expressiva demanda de professores nas IES já existentes (IBGE, 2011).
Segundo Góes (2005, p. 13), no início do período letivo, em qualquer instituição de ensino, há sempre a preocupação com a distribuição de turmas e dias que cada professor terá que assumir suas aulas, harmonizando as disponibilidades dos professores com as necessidades da instituição. No período de elaboração do quadro de horário o processo feito geralmente é arcaico e envolve praticamente todo o corpo docente, tornando a elaboração do quadro horário complicada, até mesmo em uma instituição de ensino de pequeno porte.
Devido a complexidade de elaborar um quadro de horários, existem sistemas computacionais hoje no mercado que ajudam algumas destas instituições a realizarem este processo de elaboração dos horários de forma menos trabalhosa. Mas, muitas optam em utilizar meios manuais para fazerem tais definições, normalmente leva a uma soluções da grade horárias não adequada, e que trazem severas penalidades organizacionais ou financeiras (FANG, 1994, p. 3).
Segundo Fang (1994, p. 3), os algoritmos genéticos são adequados entre outras aplicações, para a resolução de problemas de grade de horários e que, quando comparados com os resultados obtidos manualmente, o resultado gerado pelos algoritmos genéticos são mais bem avaliados. Desta forma, usando um sistema que auxilia na geração, torna-se mais fácil de conciliar as informações e tratar as restrições inerentes ao processo, evitando erros humanos e demora na montagem.
Neste contexto situa-se o desenvolvimento deste trabalho, que busca desenvolver um sistema de geração de grade de horários com a utilização da tecnologia dos algoritmos genéticos.