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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rodrigo Correia
Título: Sistema Gerador de Grade Horária de Professores usando Algoritmos Genéticos
 
Conclusão:
Os objetivos do trabalho foram atingidos pois foi desenvolvido um sistema WEB em java para manipular as informações pertinentes a geração da grade horária aplicando o algoritmo genético para montagem da grade horária. No que se refere aos objetivos específicos, primeiramente foi disponibilizado uma interface que permitiu informar a disponibilidade preferência de horário do professor, também foi considerado a disponibilidade declarada pelo professores na geração da grade horária. Por último, foi disponibilizado uma consulta para os professores verificarem o seu quadro de horários elaborado.
Aplicando o modelo de geração apenas de cromossomos aptos para a população, fez com que o algoritmo genético buscasse o melhor indivíduo da população e não apenas na busca um indivíduo que completasse a matriz curricular. Procurando elaborar indivíduos com seus genes mais agrupados chegando ao modelo mais próximo ao convencional usado pelas instituições de ensino superior.
Devido a forma adotada, nem sempre é possível realizar o cruzamento entre o par de indivíduos selecionados, pois deve-se respeitar as disponibilidades dos professores e a matriz curricular restringindo ainda mais a chance de encontrar um par recíproco disponível para a troca dos genes entre os indivíduos. O mesmo acontece com a mutação, onde é menos crítica pois deve analisar somente a disponibilidade dos professoes referente aos genes do indivíduo.
Uma dificuldade que não foi solucionada, é a de encontrar uma fórmula que identifique que o indivíduo já possui um grau de aptidão suficiente, não sendo mais necessário continuar passando os indivíduos por várias gerações. Esta formula seria aplicada no critério de parada do algoritmo genético. Mas pelos fatores de disponibilidade e de conjunto serem variáveis a análise da aptidão aceitável do indivíduo se torma complexa, pois dependendo do valor informado dos parâmetros de conjunto, o grau de um determinado indivíduo para ser aceitável também mudará.
Por fim, as validações antes da execução do AG, ajudaram a identificar soluções impossíves, e a representação adotada dos cromossomos foi satisfatória, atentendo a geração da grade horária e também diminuindo a quantidade de indivíduos da população, diminuindo a chance de ocorrer explosão combinatória na geração da populacão inicial, por esta representação usar somente indivíduos aptos deixou o AG tratar a formulação de agrupamentos de horários gerando boas soluções para a instituição.