Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alex Vilmar Silveira
Título: Automatização do Processo Decisório na Geração do EFC Contribuições: uma Solução baseada em RBC
 
Introdução:
Desde os tempos mais remotos a comunicação é uma necessidade na vida do ser humano. A troca de informação e o registro de fatos são dois fatores fortes que contribuíram para o avanço da informatização tornando a vida mais prática e mais dinâmica. O setor contábil vem sofrendo constantes avanços na informatização. Esta evolução vem da própria necessidade do mercado em receber informações cada vez mais detalhadas e hábeis para a tomada de decisões gerenciais, administrativas ou financeiras.
Com o crescente avanço na informatização da relação entre o fisco e o contribuinte, onde as empresas já possuem suas notas fiscais e o cumprimento de suas obrigações feitas em arquivos eletrônicos. Diante do exposto, o presente trabalho aborda o desenvolvimento de um sistema para que o empreendedor tenha um controle da escrituração da contribuição para o PIS e da COFINS em sua própria empresa, automatizando a entrega das informações necessárias a contabilidade para realização da escrituração fiscal. Este sistema denominou-se CEFD (Controle EFD).
Os empreendedores precisam informar a contabilidade qual será a utilização de todas as mercadorias adquiridas no período para que as mesmas possam ser relacionadas em suas devidas naturezas de operações de entrada (CONFAZ, 2001). Para a automatização deste processo foi utilizada a aplicação de heurística sobre o histórico dos relacionamentos já informados pelo usuário. Assim ao se deparar sobre alguma mercadoria já relacionada anteriormente será sugerido seu novo relacionamento automaticamente para que o usuário confirme ou altere conforme a situação real.
Outra situação é o relacionamento da matéria prima com o produto acabado para a utilização do crédito do imposto. O empreendedor precisa relacionar a cada produto acabado quais as matérias primas foram utilizadas e qual a origem delas, ou seja, em que nota fiscal de compra elas se encontram. Para a automatização deste problema foi utilizada a técnica de recuperação indutiva de RBC, sobre o histórico dos relacionamentos já informados sugerindo os novos relacionamentos dos produtos acabados ao usuário.
O CEFD é um grande facilitador ao empreendedor para a entrega das informações fiscais a contabilidade, visando cada vez mais automatizar o trabalho de seus funcionários, além de ter uma visão dos valores dos impostos da contribuição para o PIS e da COFINS com a geração da EFD das contribuições incidentes sobre a receita.