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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Eric Gabriel Rodrigues Castoldi
Título: Sistema para Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem
 
Introdução:
Desde a história antiga da humanidade as artes corporais estavam presentes na sociedade, transmitindo diversos significados (RODRIGUES, 2006). Durante a Idade Média esta prática foi banida pela Igreja Católica. A tatuagem volta aparecer a partir dos séculos XIX e XX, sendo portada por integrantes de setores marginais da sociedade (SILVA, 2010).
Nas décadas de 60 e 70 essa arte começa a ser utilizada por elementos participantes de movimentos contraculturais (LEITÃO, 2004). A partir dos anos 80 o sentido estigmatizador do uso da tatuagem começa a mudar, motivado principalmente pela a profissionalização de seus praticantes e o melhoramento da técnica (PÉREZ, 2003).
Hoje em dia, no mundo todo, é cada vez mais comum ver pessoas tatuadas. Tatuagens passam a ser vistas estampadas em celebridades e formadores de opinião. Com isso a tatuagem começa a inserir-se em novos contextos sociais (PÉREZ, 2003).
Com a popularidade, mais do que arte a tatuagem se tornou um negócio, e no mercado atual a informação tem se tornado cada vez mais a base para a competição. Sem informação as empresas não conseguem tomar decisões adequadamente, nem interagir apropriadamente no ambiente em que se encontram. Para que seja feita a gestão desta informação é necessário acionar as alternativas tecnológicas disponíveis (MCGEE; PRUSAK, 1994).
Os sistemas de informação transformam dados em informações indispensáveis para apoiar a tomada de decisão. Um tipo de sistema de informação é o Sistema de Processamento de Transações (SPT), e seu objetivo principal é o fornecimento de todas as informações referentes à empresa, para manter eficientemente os seus negócios. Esse sistema é considerado de extrema importância, pois dá suporte a diversas operações centrais, tais como compra de materiais e controle de estoque. Toda vez que a empresa produz ou presta um serviço, ocorre uma transação que será armazenada neste sistema (PEROTTONI et al, 2001).
No mercado atual, além do gerenciamento das informações, é importante que as empresas mantenham contato constante com os clientes, de modo a estreitar os laços e criar uma identidade com a marca. Com as redes sociais, surgiu o \'consumidor social\', que não hesita em compartilhar nestas redes suas opiniões sobre todo e qualquer produto e serviço. Desta forma, as empresas devem se utilizar destas opiniões, dando mais atenção ao cliente e assim proporcionando um ambiente favorável a boas indicações e novos clientes nas mídias sociais. Esta nova abordagem de comunicação com o cliente vem sendo chamada de Social Customer Relationship Management (SCRM) (WOODCOCK; GREEN; STARKEY, 2011).