Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Eric Gabriel Rodrigues Castoldi
Título: Sistema para Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem
 
Conclusão:
A prática da tatuagem já foi considerada ritual cultural por povos aborígenes, prática demoníaca na idade média e foi marginalizada no século XIX e começo do século XX. Nos dias atuais já vem sendo muito mais aceita socialmente, principalmente após a profissionalização dos artistas da tatuagem. A partir do momento que esta prática se torna profissão começam a surgir empresas, e com o surgimento das empresas vai surgindo também a competição dentro desse mercado.
Atualmente o controle da informação é essencial para qualquer empresa, independente da área de atuação. Todo ambiente organizacional possui uma grande carga de complexidade em seus processos e fluxos de trabalho, e os sistemas de informação são a forma de utilizar a tecnologia para extrair valor das informações residentes nestes processos e retirar das pessoas esta carga de complexidade.
Todos os objetivos do trabalho, geral e específicos, podem ser encontrados no sistema desenvolvido. O mecanismo de lembretes cobre todos os objetivos propostos relativos a lembretes, com lembretes de materiais próximos do fim da data de validade, de materiais com baixa quantidade em estoque, de ferramentas próximas da data esterilização e de próximos agendamentos de visitas e tatuagens. Como fonte de informações o mecanismo de lembretes se utiliza dos cadastros do sistema, e estes cadastros cumprem os objetivos específicos de se disponibilizar informações de cadastros de materiais, ferramentas e de agendamentos de horários. Além disto, existe a possibilidade de manter uma relação de clientes e fornecedores, para centralizar os contatos.
A integração com o Facebook conclui o objetivo do SCRM, divulgando informações do sistema nas redes sociais com o objetivo de atrair novos clientes, além de manter os clientes atuais sempre atualizados das novidades e últimos trabalhos do estúdio.
O simulador de preços satisfaz o objetivo da simulação do preço de uma tatuagem, sendo possível inclusive que clientes acessem o simulador para fazer um orçamento automatizado e instantâneo.
Avaliando os pontos levantados pode-se dizer que o sistema atingiu o objetivo, já que foi atingido o objetivo geral de se ter um sistema web com integração com o Facebook, e que todos os objetivos específicos foram atingidos.
Durante o desenvolvimento, a integração com a rede social Facebook apresentou complexidade acima do esperado. Foram necessárias adaptações de infraestrutura, como simular um domínio para o sistema web, para que fosse possível o desenvolvimento desta integração em um servidor local. Além disto, o Facebook aplica alguns critérios restritivos para a criação de uma conta de desenvolvedor, como a exigência de um número de celular. O Facebook também aplica uma verificação na conta, e não permite que contas recém-criadas sejam utilizadas para a criação de aplicativos.
Com a implantação desse sistema em caráter de teste já foi observado um ganho de agilidade e até tranquilidade à rotina do estúdio, já que a responsabilidade de manter materiais em estoque e dentro da validade, manter a esterilização das ferramentas e verificar os agendamentos marcados recaem sobre o sistema. Basta acessar o sistema no início do dia, verificar os próximos compromissos nos lembretes da tela principal e iniciar o trabalho. Desta forma o profissional consegue dedicar mais do seu tempo para as atividades que de fato são importantes como a criação de trabalhos artísticos únicos, que se perpetuarão na pele de seus clientes.
Para o autor, o trabalho trouxe um grande aprendizado na utilização de tecnologias antes desconhecidas, como o Entity Framework. Utilizando a abordagem code-first do Entity Framework houve um ganho considerável em produtividade, principalmente quando foi preciso alterar o modelo de dados, já que com o code-first o Entity Framework se encarrega da criação das tabelas e da base de dados de acordo com o modelo de classes.
A integração com o Facebook também pode ser considerado um grande aprendizado, principalmente no que diz respeito a conhecer como uma grande empresa realiza a construção de um canal de exposição de informações para terceiros.