Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marlon Fernando Mantau Espíndola
Título: Sistema para Avaliação de Monografias para Trabalhos de Conclusão de Curso
 
Introdução:
Em algumas instituições de ensino o aluno de graduação ao chegar ao final de seu curso deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de uma monografia. Segundo Drumond (2004), a monografia é uma pesquisa sobre conhecimentos existentes, publicados ou não, utilizando-se de atividades integradas, junto a uma metodologia, visando alcançar objetivos previamente definidos. A monografia é o resultado de uma investigação científica, apresentando uma contribuição relevante, original e pessoal para a ciência, (SALOMON, 1979, p. 121). Para Lakatos e Marconi (1991, p. 154), a monografia deve ter um valor representativo e obedecer uma metodologia rigorosa.
As monografias, em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão (LAKATOS; MARCONI, 1991, p. 155). Essas devem conter uma formatação e conteúdo formalmente estabelecido, descrita na NBR 14724 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2005) para que seja devidamente aprovada como uma monografia de um TCC. Esta monografia deve ser construída usando-se diversas regras que servem para melhorar o tratamento e entendimento da idéia estudada e conferir a estas monografias uma padronização na sua construção (MONOGRAFIA, 2012).
Para o armazenamento em formato digital de uma monografia, hoje em dia é muito comum o uso do formato Portable Document Format (PDF), visto que este formato é amplamente utilizado no meio acadêmico e pelas organizações em geral para os mais diversos fins. O software é distribuído pela Adobe Systems gratuitamente. O formato PDF foi criado pela Adobe Systems e vem sendo aperfeiçoado nos últimos 17 anos. Este formato já tornou-se um padrão para a captura e revisão de informações em quase todos aplicativos ou sistemas operacionais (ADOBE, 2012). Atualmente o formato PDF é especificado segundo a norma ISO 32000 mantida pela Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization) (ISO, 2012), possibilitando a criação de arquivos em PDF mais acessíveis.
Considerando-se os aspectos citados acima, esta proposta tem por objetivo construir uma ferramenta de software para analisar relatórios de TCC do curso de Ciência da Computação da Universidade Regional de Blumenau, no formato PDF. Depois desta leitura fazer a verificação se o mesmo apresenta as características esperadas para um documento desta natureza, conforme as normas estabelecidas pelo curso. Esta ferramenta será útil para alunos em processo de elaboração de seu TCC como também para professores que terão que avaliar este documento após a sua conclusão pois ela aponta falhas básicas na construção dessa monografia que está sendo analisada, como a falta de uma referência descrita na referência bibliográfica e outros problemas que são descritos nos objetivos deste trabalho.