Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marlon Fernando Mantau Espíndola
Título: Sistema para Avaliação de Monografias para Trabalhos de Conclusão de Curso
 
Conclusão:
Este trabalho se propôs a implementar um protótipo de um analisador de monografias voltada para o curso de Ciência da Computação da Universidade Regional de Blumenau, verificando algumas características importantes para que um TCC possa ser considerado correto para avaliação dos professores.
Para a implementação do protótipo foram utilizadas as ferramentas PDFtoolkit, para fazer a leitura e extração de dados em um arquivo PDF, e o GALS para construir, testar e gerar as classes de análise léxica e sintática nos itens estudados no trabalho.
No que diz respeito a verificação dos espaçamentos de margem esquerda e parágrafos do documento, houveram alguns problemas com relação a ferramenta PDFtoolkit, que dificultaram a extração da posição do texto normal e do texto contido em quadros ou tabelas. Já que a ferramenta não consegue distinguir o que é uma linha de texto normal e o que é uma linha de texto dentro de um quadro ou tabela, fica difícil criticar os problemas de erros de margens e parágrafos. Este objetivo não foi concluído, pela dificuldade apresentada pela ferramenta.
Os outros objetivos propostos neste trabalho puderam ser analisados, estudados e implementados no protótipo com sucesso, retornando assim resultados satisfatórios para a conclusão dos mesmos, como podem ser vistos na seção anterior de resultados e discussões.
Este protótipo pode ser utilizado tanto por acadêmicos como para os professores que corrigem as monografias na universidade. Pelos acadêmicos pode ser usado como um reforço para fazer um levantamento dos problemas existentes na monografia para que possam ser acertados antes de entregar ao professor orientador, acelerando assim o processo do acerto da monografia.
Pelos professores também pode ser utilizado afim de procurar os problemas e apontá-los para o acadêmico que fez a monografia, eliminando algumas etapas da correção rapidamente.
Como limitação deste protótipo, pode ser apontada a falta de análise sintática e léxica nas referências bibliográficas. É interessante uma análise a este ponto pois muitos dos erros dos acadêmicos acontecem ao escrever essa seção do TCC. A análise sintática da construção de um item somente é realizada nas listas de ilustrações, lista de tabelas, lista de siglas, lista de símbolos e no sumário. Devido a complexidade das construções de uma referência e seus diversos tipos de referências, não houve tempo hábil para a construção e testes de uma BNF satisfatória para fazer a análise sintática e léxica dos itens da seção de referências bibliográficas.