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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Silvio Fragnani da Silva
Título: Protótipo de uma Ferramenta Gráfica para Criação de Simulações na Área da Física em Dispositivos Móveis
 
Introdução:
Uma aplicação mais conhecida dos conceitos de física na área da computação esta? nos motores de física, comumente usado no desenvolvimento de jogos e simulações. No caso de jogos eletrônicos, ha? uma clara motivação para proporcionar aos jogadores um maior grau de realismo no ambiente e nas interações (EBERLY, 2010, p. xxix). Em simuladores, os motores de física podem proporcionar um aprendizado mais dinâmico de estudos da física, deixando que a criatividade dos professores e estudantes possam ser usadas para que estes construam cenários para seus estudos.
Um exemplo de simulador de física e? Algodoo (ALGODOO, 2011), um software educacional da empresa Algoryx (ALGORYX, 2011a) para construção gráfica de simulac?o?es físicas bidimensionais, tendo o intuito de diversão e aprendizagem.
Na construção de um motor de física e? necessário ter como base as leis de movimento de Newton (MILLINGTON, 2007, p. 43), que são as Leis que Isaac Newton (HALL, 2011) descobriu quando estudou a relação entre força e movimento. Newton demonstrou que as mesmas leis físicas podem ser aplicadas a toda matéria, seja viva ou não, dentro ou fora da superfície do planeta Terra (CROWELL, 2011, p. 117-118). Estas leis regem a interação entre forc?a e movimento de corpos rígidos e constituem a base para a mecânica e a dinâmica dos corpos em movimento. Outra parte comumente importante de motores de fi?sica e? a que trata da dinâmica de parti?culas, permitindo simular parti?culas na gravidade (MILLINGTON, 2007, p. 55), além de forc?as gerais, onde pode-se simular outras forc?as além da forc?a da gravidade, tais como forc?as de arrasto e atrito (MILLINGTON, p. 69-79).
A detecção de colisão e? outra construção importante em motores de fi?sica. Seu papel e? determinar se os objetos ira?o se cruzar ou não, quando ou em que momento os objetos ira?o cruzar num espac?o e onde os objetos entrara?o em contato. Ela garante a ilusa?o de um mundo so?lido e mais realista (ERICSON, 2005, p. 1).
Diante do exposto, foi desenvolvido um protótipo de ferramenta para gerar simulações físicas em 3D para o sistema operacional iOS, composto por um motor de fi?sica de corpos rígidos 3D, utilizando técnicas de computação gráfica para a geração da interface gráfica composta de objetos em 3D.