Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Silvio Fragnani da Silva
Título: Protótipo de uma Ferramenta Gráfica para Criação de Simulações na Área da Física em Dispositivos Móveis
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou um protótipo de aplicativo no qual é possível gerar simulações de física mecânica clássica na plataforma iOS. A base de estudo para criação desse projeto foi a do motor de física e da computação gráfica.
Foi possível explorar diversas funcionalidades da plataforma iOS, desde operações simples de controle de interface até operações mais complexas como utilização da biblioteca gráfica OpenGL ES 2.0. Foi explorado o uso misto das linguagens Objective-C e C/C++, de forma que para todo acesso a recursos nativos do iOS, somente é realizado pela linguagem Objective-C. O resto da aplicação é realizado pela linguagem C/C++ pelo fato de não possuir acesso a recursos de sistema operacional, deixando essa parte do protótipo portável para outras plataformas. Foi escolhido usar o dispositivo móvel para a maioria dos testes, devido sua performance e de funcionalidades não disponíveis no simulador, mesmo esse sendo muito eficaz na maioria dos testes.
A principal limitação do protótipo é a quantidade de objetos dispostos na simulação, o que faz a simulação ter uma aparência não real. Esse gargalo é devido a grande quantidade de cálculos e verificações realizadas para gerar as informações necessárias para ter uma simulação consistente. Para simulações que utilizarem quantidades de objetos dentro dos limites aceitáveis, será possível ter agradável experiência de uso do protótipo, mesmo com pequenas instabilidades das micro colisões dos objetos até chegarem ao estado de repouso.
Comparando com os trabalhos correlatos, esse protótipo tem poucas funcionalidades disponíveis e estas ainda necessitam de melhorias para ter um resultado semelhante. Porém possui o diferencial de ser desenvolvido para dispositivo móvel, que possui limitações tanto de memória quanto de processador, se comparado aos trabalhos correlatos que foram desenvolvidos em computadores pessoais.