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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Samuel Elias Bravo Lopez
Título: Gestão de Pedidos em Plataforma Android: um Sistema para Estabelecimentos do Setor Gastronômico
 
Introdução:
Com o crescimento do uso de aparelhos como smartphones e tablets com a plataforma Android, os usuários podem usufruir de uma poderosa ferramenta para simplificar diversas tarefas. Uma das principais características destes aparelhos é a capacidade de conexão com redes de acesso a internet. Com isto, o usuário pode acessar as principais redes sociais, sincronizar seus contatos, agendas, correios eletrônicos, navegar na internet, escutar músicas, ler livros, jogar, entre outras atividades.
O desenvolvimento de aplicações para a plataforma Android alcançou principalmente usuários de smartphones. É neste cenário que podem ser vistos aplicativos que publicam em questão de segundos nas redes sociais fotos, textos ou vídeos pessoais, somente utilizando o aparelho. Aliado a isto, o uso do Global Positioning System (GPS) juntamente com uma base de localização, aplicativos podem apresentar uma lista de estabelecimentos comerciais ou pontos turísticos mais próximos.
Em julho de 2012 o uso de aparelhos que utilizam a plataforma Android no Brasil, teve um aumento de 220% em relação a julho de 2011 chegando ao terceiro maior do mundo antes do Chile com 279% e da China com 401%. Informações publicados pela empresa de pesquisas que possui rastreadores de dados em diversas aplicações para smartphones, a Flurry Analytic, que afirma monitorar mais de 90% dos dispositivos com Android (FLURRY INC, 2012).
A nível empresarial, devido ao fato dos equipamentos (hardwares) e programas (softwares) estarem mais baratos e, consequentemente, mais acessíveis, os lojistas estão podendo aplicar novas tecnologias para resolver velhos problemas (ABS AUTOMAÇÃO, 2001).
Neste sentido, donos de restaurantes têm optado pela automação comercial para obter melhores resultados, melhorando o rendimento e, ainda, intensificando a relação cliente e garçom (GASTRONOMIA & NEGÓCIOS, 2012).
Uma das etapas mais importantes da rotina de trabalho no atendimento ao cliente em um estabelecimento do setor gastronômico é o momento em que o garçom anota o pedido. Boa letra e precisão nas informações são fundamentais para que o pedido saia de acordo com a solicitação do cliente. Quantidade e variedade de pedidos realizados por vários clientes são repassados imediatamente para o documento chamado comanda. É uma tarefa simples, mas que deve ser realizada com o máximo de cuidado. Uma anotação errada pode ter várias consequências e gerar incômodos: o cliente pode receber um pedido não feito por ele; o cliente corre o risco de receber uma comida para a qual ele tem alergia; o produto se tornará obsoleto gerando gastos ao estabelecimento; outro cliente que receberia aquele pedido fica desassistido; para citar alguns. O resultado disso tudo reflete na qualidade do serviço e na reputação do estabelecimento.
Por meio da comanda, é possível não só orientar os passos da produção da equipe da cozinha, providenciando tudo que foi solicitado pelo cliente, como também ter, em tempo real, uma visão geral do movimento do restaurante (PESSOA, 2001).
Para auxiliar na integridade e no cuidado deste processo foi desenvolvida uma aplicação – que de forma dinâmica – faz o controle de pedidos de um estabelecimento do setor gastronômico. A aplicação utiliza um smartphone e um tablet através da plataforma Android e visa agilizar o trabalho dos envolvidos complementando um estabelecimento já informatizado.