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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Tiago Guiseler
Título: GEOS – Gerenciamento de Ordens de Serviço
 
Introdução:
A cada ano são criadas novas empresas no Brasil. Porém conforme Pinheiro (2008), a maioria destas empresas não conseguem atingir os três anos de existência. Isso se deve pelo fato de começarem a apresentar problemas, principalmente por de falta de planejamento, capital para investimento e de informações precisas e ágeis sobre seu negócio, características básicas da profissionalização.
Contudo, o setor de prestação de serviços vem crescendo cada vez mais. Segundo Pandjiarjian (2008), o setor de serviços compreende um terço do comércio mundial, sendo a área de maior crescimento econômico. No Brasil o setor de serviços representa quase dois terços do emprego urbano metropolitano e responde por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB).
Para estas empresas do setor de serviços é indispensável a existência de um sistema de informação para que os processos possam ser ágeis e precisos. O acesso à informação e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos são vitais para uma empresa aumentar a capacidade de manter suas atividades comerciais e concorrer em um mercado sem fronteiras (MARANHÃO; SANTOS, 2008, p. 3)
Nestes sistemas de informação, um módulo importante é o que se refere à gestão das ordens de serviço de uma empresa prestadora de serviços. As ordens de serviço podem ser utilizadas como uma relação entre cliente-empresa, sendo que nesta ordem de serviço são contidas as informações do cliente que são pertinentes aos empregadores da empresa prestadora do serviço.
Anteriormente ao desenvolvimento deste trabalho, a empresa Oficina de Eletrodomésticos Adilsom LTDA, localizada no município de Blumenau, estado de Santa Catarina, não possuía sistema informatizado para o gerenciamento de suas ordens de serviço. O que existia era um sistema totalmente manual onde as ordens de serviço eram preenchidas através de um formulário impresso. Com o sistema anterior em funcionamento existiam muitos problemas, como o extravio do formulário, demora no atendimento ao cliente, entre outros.
Verificando-se este problema junto à empresa Oficina de Eletrodomésticos Adilsom LTDA, percebeu-se que um sistema informatizado poderia trazer agilidade, precisão e rapidez aos processos envolvidos no gerenciamento das ordens de serviço.