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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rudimar Imhof
Título: Framework Multicorporativo de Apoio ao Executivo
 
Introdução:
“ [...] o Brasil era o destino perfeito para sua primeira fábrica de automóveis fora da Alemanha” (CORREA; MANO, 2011). Em meados de 1990, houve uma previsão de crescimento demasiado da indústria automobilística brasileira quando a DaimlerChrysler, fusão da alemã Daimler-Benz e a americana Chrysler, decidiu erguer uma fábrica no Brasil. Com o mercado em crescimento e expectativas acima da média, havia perspectivas de sucesso do empreendimento, o que não veio a se concretizar pois, a produção necessária, estimada em 70.000 unidades, atingiu somente 61.000 veículos modelo Classe A, o que gerou à Mercedez-Benz perdas acumuladas em $ 500.000.000. Nesse caso, é possível concluir que ocorreu algum erro no processo de tomada de decisão por parte da Mercedez-Benz, o que poderia ser evitado se utilizadas ferramentas que permitissem ao executivo vislumbrar dados numéricos e indicadores que apoiassem sua decisão para que esta fosse a mais realista e objetiva possível.
O apoio à decisão executiva encontra relações as mais diversas no ambiente empresarial. Segundo Stair e Reynolds (2011, p. 401) “um dos papéis-chave dos executivos é fornecer uma ampla visão para toda a organização. Essa visão inclui as mais importantes linhas de produtos e serviços da organização, os tipos de negócios que ela apoia hoje e no futuro e seus objetivos principais”. Através das funções empresarias que se constituem como as grandes áreas relativas à empresa, é possível avaliar a relação entre dados referentes à organização e os indicadores necessários ao seu gerenciamento.
Os indicadores mais adequados para a organização são normalmente aqueles que melhor incrementarem o resultado de uma maneira geral. Para tanto, imprescindível também é a análise dos custos envolvidos relacionados aos indicadores determinados, pois os cálculos referentes aos indicadores apresentam precedentes, dentre os quais, muitos inerentes à área de custos. Uma excelente forma de visualizar os indicadores é agrupá-los sob perspectivas ou segmentos. Para tanto, tem-se o Balanced Scorecard, que conforme Campos (1998, p. 59) “permite aos executivos traduzir os objetivos estratégicos de uma empresa em um conjunto coerente de medidores de desempenho inseridos em quatro perspectivas diferentes.
Alguns elementos, que podem ser utilizados para incrementar funções relacionadas à implementação dos indicadores, dizem respeito à estimativa de valores. A estatística, uma grande área de estudo relacionada ao tema, tem a possibilidade de predizer valores, inclusive com coeficiente designador da acurácia de tal estimativa. Área relacionada também à aprendizagem dos parâmetros de máxima probabilidade em valores contínuos, assunto este, inerente ao ramo da inteligência artificial e que utiliza de modelo gaussiano linear para descrever o modelo de probabilidade que segundo Russel e Norvig (2004, p. 698) é “minimizado pelo procedimento padrão de regressão linear”, explorado neste trabalho pela utilização do WEKA, uma biblioteca composta por algoritmos de aprendizagem de máquina.
Uma forma de conceber tal solução é através da implementação de um framework, o qual, diferentemente de um sistema, tem propósito mais genérico. Esta característica é especialmente válida devido à reutilização das mesmas rotinas para diferentes situações. “Um framework é uma coleção de artefatos de software que é utilizável por várias aplicações diferentes. Esses artefatos são, em geral, classes, juntamente com o software exigido para utilizá-las” (BRAUDE, 2005, p. 567). Em geral, frameworks têm também alta relação com a camada de negócios, camada esta na qual normalmente atuam.
O presente trabalho, a partir disso, desenvolveu pacotes de classes e interfaces que constituem um framework responsável pelas operações relacionadas a decisões de nível estratégico empresarial. Para isso, são analisados dados recebidos pelo framework, advindos de um ou mais sistemas. Após análise de tais dados, são retornados pelo framework indicadores que permitam melhor compreender fatores relacionados ao universo desta empresa, desde o momento do seu projeto de criação até sua constituição legal e operação no mercado.