Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rudimar Imhof
Título: Framework Multicorporativo de Apoio ao Executivo
 
Conclusão:
O conjunto de fundamentos levantados foi suficiente para atender aos propósitos a concepção do presente trabalho. Dentre os quais, pode-se mencionar a análise de obras e materiais inerentes às funções empresariais, custos, indicadores e balanced scorecard como forma de compreender melhor a perspectiva empresarial, até então desconhecida pelo autor por não se tratar de assunto diretamente relacionado à área de atuação da pesquisa, mas, ainda assim, vinculada à sua implementação final. Outro aspecto importante diz respeito às pesquisas relacionadas as áreas de estatística e inteligência artificial, as quais, em conjunto, permitiram a implementação das estimativas propostas no decorrer do trabalho. No que diz respeito a frameworks, está o conjunto de características inerentes à sua implementação, que contribuíram para a construção da arquitetura de forma objetiva.
Vale citar também que o resultado final obtido trata-se de escolhas de implementação para a ferramenta. Para muitas situações, várias linhas de pensamento poderiam conduzir a implementação. Procurou-se optar sempre por aquela que estivesse em conformidade com os conceitos elencados e foram, na verdade, os conceitos os causadores de maior empecilho. Isto porque, por muitas vezes, dava-se a tal situação em que escolher a alternativa X implicaria incorrer num erro de arquitetura quebrando de certa forma a injeção de dependência, ou escolher a alternativa Y e deixar de calcular o coeficiente de correlação ferindo um aspecto estatístico. Pode-se dizer, então, que a maior dificuldade encontrada foi tentar atender a todos os aspectos conceituais de forma amena e não incorrer em quebra de paradigma de nenhum dos conceitos levantados.
Por fim, chega-se ao framework proposto o qual procura atender aos objetivos mencionados através da concepção de suas fases de processamento. Para a fase metas, os indicadores são gerados a partir das margens fornecidas pela aplicação e decompostos por todos os cálculos intermediários necessários para se atingir os indicadores. São retornados a aplicação o conjunto de todos os cálculos intermediários e indicadores gerados como forma de situar as metas necessárias aos próximos períodos. Para a fase projeções aplica-se a regressão linear aos totalizadores e indicadores injetados pela aplicação, forma esta de situar as próximas estimativas dos valores injetados. Para a fase reajustes, inicialmente é estimado o próximo período a partir dos dados injetados relativos aos períodos anteriores, então a partir do período estimado calcula-se em ordem inversa por meio do grafo de precedência de cálculos as margens necessárias aos valores vivenciados, como forma de adequar a empresa a realidade estimada para o próximo período. Para a fase otimizações, são injetados pela aplicação dados relativos ao processo produtivo ou de venda de produtos da empresa, e com tais dados são calculados então as quantidades necessárias de cada produto para atingir-se o máximo de lucro possível, como forma de otimizar a linha de produção ou o processo de compra de estoque da empresa. Para as fases utilizadoras de modelo de regressão linear, existe sempre um atributo adicional em relação ao seu original, relativo ao coeficiente de correlação, o qual indica a precisão da estimativa do atributo referenciado.
Assim, avalia-se o resultado final do framework desenvolvido em uma escala de ruim a ótimo como moderado, pois apesar dos objetivos estarem inicialmente abrangidos, fazem-se necessários ainda alguns importantes elementos, fruto talvez de contribuições futuras através de extensões à implementação proposta.