Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): William Cunha Dorow
Título: Desenvolvimento de Uma Base de Conhecimentos utilizando Liferay
 
Introdução:
Na sociedade do conhecimento, as empresas que esperam prosperar precisam adotar novos modelos de gestão apoiados nas estratégias e no conhecimento, as quais propiciam mudanças de alto valor agregado (BONAFIN, 2010). A adoção de uma gestão baseada em conhecimento deve permitir aos colaboradores conhecerem e participar da empresa, criando uma evolução continua, refinando os processos a fim de evitar retrabalhos e custos.
Almeida (2010) comenta como ainda hoje existem empresas que mantêm uma intranet, onde o conhecimento até está exposto, porém não há evolução, não há colaboração, ou seja, o problema persiste. A gestão do conhecimento prevê uma série de modelos que podem ser adotados para reverter essa situação entre os quais, a socialização é a que melhor se adéqua a nossa situação.
Anghinoni (2005) apresenta que, muitas empresas não tem um sistema formal para socialização da informação que permita a todos os membros de uma determinada equipe ter acesso as mesmas informações, evitando a perda das mesmas quando o colaborador se afasta. Dalfovo (2007) reforça ainda que a difusão das informações através de uma base única e de fácil acesso aos colaboradores permite que durante a tomada de decisão sejam levados em consideração determinados fatos em diferentes pontos de vista, situação esta que não aconteceria se o conhecimento ficasse isolado em cada colaborador.
Neste trabalho foi desenvolvida uma base de conhecimento com o intuito de socializar o conhecimento entre os diferentes níveis de uma empresa visando à evolução e refinamento do conhecimento para melhor auxiliar o processo de decisão. Esta base de conhecimento pode ser considerada como uma evolução da intranet onde além de divulgar as informações consideradas importantes estão também agregadas as possibilidades de evolução e discussão destas.
A escolha do Liferay como plataforma de desenvolvimento da solução baseia-se numa gama de ferramentas encontradas e na facilidade de utilizá-las, permitindo ainda que uma solução genérica como a que está sendo apresentada seja facilmente personalizada para a necessidade de cada cliente (ROTERMEL, 2010). A flexibilidade encontrada na plataforma foi decisiva principalmente pela necessidade de melhoria continua que a própria base de conhecimentos irá gerar, permitindo que a base evolua conforme sua utilização.